Sérgio Xavier Filho, editor da "Runners", comenta novo livro de crônicas sobre corridas
O jornalista Sérgio Xavier Filho lançou, nesta semana, seu segundo livro. “Correria – Histórias do Universo da Corrida”, foi publicado pela
Atualizado em 14/11/2013 às 15:11, por
Camilla Demario.
O jornalista Sérgio Xavier Filho lançou, nesta semana, seu segundo livro. “ , foi publicado pela editoria Arquipélago Editorial, do Rio Grande do Sul. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mora em São Paulo desde 1991 e já se sente um autêntico paulistano. “Morei 23 anos no sul e moro há 24 em São Paulo. Este ano ganhei certificado de paulista, com visto permanente e tudo”, diverte-se.
Xavier dirige um núcleo da editora Abril que engloba quatro revistas: Runners , Men´s Health , Women´s Health e Placar . “No jornalismo eu comecei escrevendo sobre economia. Já gostava de esportes, corria um pouquinho, mas era só um hobby . Em 1994, cobri a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, pela IstoÉ , e aí surgiu da editora Rodale para trazer a Runners para o Brasil”.
Crédito:Arquivo Pessoal Sérgio Xavier Filho, autor de 'Correria - Histórias do Universo da Corrida', durante prova de 600 km entre Rio-SP
Desde a implantação da revista, há cinco anos, o números de exemplares vendidos dobrou – hoje são 45 mil por mês. “Somos a quinta maior revista de corrida do mundo. Claro que não é para todo mundo, é bem segmentada, mas a gente tenta chamar quem quer começar a correr com capas tipo “Como perder barriga”, explica Xavier.
O livro recém-lançado traz 58 crônicas escritas pelo jornalista e publicadas, anteriormente, no seu . “Quando comecei a Runners fiz um blog diário e me policiei para escrever todos os dias. Um dia me dei conta que tinha escrito mais de mil crônicas. Achei que seria fácil reunir o material para publicar em livro, mas foi aí que me enganei (risos)”.
Ao todo, foram mais de 60 dias relendo e reescrevendo as selecionadas. “Síndrome de editor, que sempre acha tem o que melhorar e atualizar”, diz. Sérgio explica que seu objetivo neste livro era escrever para quem ainda é iniciante no universo da corrida. “São histórias de personagens que são fontes de inspiração e textos de fácil identificação com o leitor, como ’10 mandamentos da corrida’ ou ‘Que tipo de corredor você é’, além de relatos de algumas provas, como a Maratona de Nova York”, comenta.
Além das quatro revistas e do novo livro, Sérgio também é responsável pelo projeto especial da Copa do Mundo 2014 da Abril e assina um boletim diário sobre futebol na BandNews. E engana-se quem pensa que a agenda cheia é desculpa para faltar nos treinos. “Se eu fosse despachante, talvez me sentiria cansado, mas, às vezes fica, difícil separar o que é lazer e trabalho”, conta Xavier, que durante os dois meses de produção do novo livro correu em média 50 km por semana, parte do treino para a Maratona de Berlim. "Só me sinto cansado quando não corro".
Leia também -






