"Será totalmente diferente da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico
"Será totalmente diferente da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico
"Será totalmente diferente da Gazeta ", afirma executivo do Brasil Econômico
PorO mercado brasileiro de impressos terá mais um integrante a partir do próximo dia 8, o jornal Brasil Econômico , voltado à economia e finanças. Com tiragem inicial de cinquenta mil exemplares, o diário promete atuar com o mesmo empenho em todas as plataforma que integram seu projeto editorial:impresso, web e telefonia móvel.
| Arquivo Pessoal |
| Costábile Nicolleta |
O diário, que será impresso em papel de cor salmão, o que facilitaria - em tese - a leitura, faz parte do grupo português Ongoing, de propriedade da família Mascarenhas Vasconcelos, luso-brasileira, donatária dos jornais Diário Econômico e Semanário Econômico . O lançamento do Brasil Econômico - cujo projeto editorial foi inspirado nos equivalentes do grupo - só foi viabilizado por conta da dupla nacionalidade da família, que será responsável por 70% do capital investido, conforme exige a legislação brasileira. O restante ficará nas mãos da empresa Ongoing.
O executivo, ex-secretário de redação da Gazeta Mercantil , negou qualquer semelhança com o extinto jornal que, atolado em dívidas trabalhistas da ordem de R$ 200 milhões, foi às bancas pela última vez no dia 28 de maio deste ano. "Será totalmente diferente", garantiu.
A virtual concorrência do diário Valor Econômico , único do setor após a derrocada da Gazeta , não fgura como a principal preocupação da direção do diário luso-brasileiro. Na avaliação de Costábile, todos os veículos são potenciais concorrentes. "Hoje, a gente concorre com tudo".
O jornal vai às bancas em formato berliner , com páginas que medem, normalmente, 470 × 315 milímetros, pouco maior que um tabloide. A formatação é tradicional dos jornais europeus como Le Monde , La Reppublica e The Guardian . Costábile não revelou se o jornal tem planos de aumentar sua tiragem ou se expandirá sua atuação em outros formatos de mídia.
A equipe do Brasil Econômico conta com cem pessoas, das quais setenta trabalham diretamente com a produção de conteúdo. A direção editorial será de Ricardo Galuppo e do adjunto Dárcio Oliveira. Além de Costábile, a publicação terá como editores-executivos Cristiane Barbieri, Thais Costa e Fred Melo Paiva.
Leia mais






