da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico - Portal Imprensa "> da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico - Portal Imprensa ">

"Será totalmente diferente da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico

"Será totalmente diferente da Gazeta", afirma executivo do Brasil Econômico

Atualizado em 02/10/2009 às 17:10, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

"Será totalmente diferente da Gazeta ", afirma executivo do Brasil Econômico

Por

O mercado brasileiro de impressos terá mais um integrante a partir do próximo dia 8, o jornal Brasil Econômico , voltado à economia e finanças. Com tiragem inicial de cinquenta mil exemplares, o diário promete atuar com o mesmo empenho em todas as plataforma que integram seu projeto editorial:impresso, web e telefonia móvel.

Arquivo Pessoal
Costábile Nicolleta
Costábile Nicolleta, um dos editores-executivos da nova publicação, em entrevista ao Portal IMPRENSA, explicou que o jornal foi elaborado a partir da intenção de integrar diferentes formatos de mídia, razão pela qual, segundo ele, não haverá divisão entre as redações do conteúdo online e impresso. "Elas irão atuar em cooperação. A equipe do online vai colaborar com o jornal".

O diário, que será impresso em papel de cor salmão, o que facilitaria - em tese - a leitura, faz parte do grupo português Ongoing, de propriedade da família Mascarenhas Vasconcelos, luso-brasileira, donatária dos jornais Diário Econômico e Semanário Econômico . O lançamento do Brasil Econômico - cujo projeto editorial foi inspirado nos equivalentes do grupo - só foi viabilizado por conta da dupla nacionalidade da família, que será responsável por 70% do capital investido, conforme exige a legislação brasileira. O restante ficará nas mãos da empresa Ongoing.

O executivo, ex-secretário de redação da Gazeta Mercantil , negou qualquer semelhança com o extinto jornal que, atolado em dívidas trabalhistas da ordem de R$ 200 milhões, foi às bancas pela última vez no dia 28 de maio deste ano. "Será totalmente diferente", garantiu.

A virtual concorrência do diário Valor Econômico , único do setor após a derrocada da Gazeta , não fgura como a principal preocupação da direção do diário luso-brasileiro. Na avaliação de Costábile, todos os veículos são potenciais concorrentes. "Hoje, a gente concorre com tudo".

O jornal vai às bancas em formato berliner , com páginas que medem, normalmente, 470 × 315 milímetros, pouco maior que um tabloide. A formatação é tradicional dos jornais europeus como Le Monde , La Reppublica e The Guardian . Costábile não revelou se o jornal tem planos de aumentar sua tiragem ou se expandirá sua atuação em outros formatos de mídia.

A equipe do Brasil Econômico conta com cem pessoas, das quais setenta trabalham diretamente com a produção de conteúdo. A direção editorial será de Ricardo Galuppo e do adjunto Dárcio Oliveira. Além de Costábile, a publicação terá como editores-executivos Cristiane Barbieri, Thais Costa e Fred Melo Paiva.

Leia mais