Ser premiada é uma forma de olhar para o próprio trabalho, diz Eliane Trindade

“O prêmio é uma forma de olharmos para o nosso próprio trabalho”, diz Eliane Trindade, da Folha de S.Paulo, finalista da 10ª edição do

Atualizado em 23/01/2014 às 09:01, por Gabriela Ferigato.

Crédito:Divulgação Elaine é finalista na categoria na categoria “Repórter de Jornal”

“O prêmio é uma forma de olharmos para o nosso próprio trabalho”, diz Eliane Trindade, da Folha de S.Paulo , finalista da 10ª edição do “Troféu Mulher IMPRENSA” na categoria “Repórter de Jornal”.


E foi longa a lista de matérias realizadas pela repórter em 2013. Uma de grande repercussão foi sobre a atriz Tônia Carrero, publicada na coluna da Mônica Bergamo. “Tônia estava recolhida durante um ano e lida com problemas na fala. Fomos até sua casa, no Rio de Janeiro, para fazer a reportagem”, afirma. Ainda no ano passado, Eliane destaca o perfil que fez da atriz Norma Bengell, falecida em outubro de 2013.

Saindo do âmbito “projetos em 2013”, a jornalista afirma que a reportagem mais importante de sua vida foi a de nome “O que eles vão ser quando crescer”, produzida quando trabalhava na Marie Claire e vencedora do prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2002. “Fui atrás do destino de uma turma de alunos de uma escola pública do Jardim Ângela, em São Paulo. 20 anos depois mostrei o que havia acontecido com eles. Muitos deles foram assassinados. Foi uma crônica de violência”.

Especificamente sobre o tema mulher, Eliane realizou uma reportagem de denúncia sobre o parto com algemas em presídios, para a Folha de S.Paulo . Além disso, produziu o livro “As meninas da esquina – Diário dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes no Brasil”, em 2005. A obra, que resultou no livro “Sonhos roubados”, discorre sobre a vida de meninas que ganham a vida com prostituição.

Na mesma categoria, concorrem as jornalistas Cláudia Trevisan ( O Estado de S. Paulo ); Letícia Duarte ( Zero Hora ); Lúcia Helena de Camargo ( Diário do Comércio ) e Maria Lima ( O Globo ).

O "Troféu Mulher IMPRENSA" é realizado e idealizado por IMPRENSA Editorial. As votações vão de 14 de janeiro até às 23h59 de 13 de fevereiro de 2014. Para mais informações e conhecer a lista de finalistas,