Senadores petistas protestam contra comentarista de TV que culpou "pobres" por acidentes

Senadores petistas protestam contra comentarista de TV que culpou "pobres" por acidentes

Atualizado em 19/11/2010 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Reprodução
Luiz Carlos Prates
A senadora petista Ideli Salvati (SC) condenou, em discurso no plenário do Senado Federal, o comentário polêmico feito pelo colunista Luiz Carlos Prates, do Grupo RBS, do sul do país, em um dos telejornais exibidos pela emissora - afiliada da TV Globo, na última segunda-feira (15).
Chamado à bancada do programa para comentar o balanço dos acidentes no feriado, Prates atrelou a popularização dos veículos ao aumento de tragédias de trânsito. "Hoje, qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais leu um livro, mora apertado em uma gaiola - que hoje chamam de apartamento -, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem", disse.

Na opinião da senadora, o pronunciamento do colunista "é preconceito puro" e "descarado". Ao dizer isso, Ideli foi interrompida pelo senador Magno Malta (PT-ES) que atentou para o fato de que a concessão de radiodifusão é pública, o que obriga o jornalista a prestar contas a sociedade sobre seu posicionamento.
"Se ele for chamado pra se explicar vão dizer que estão querendo cercear a liberdade de imprensa. O cara fala isso, não responde por nada, ofende, agride, e, quando é chamado à fala, você está amordaçando", disse o senador. Apelou, ainda, que a Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa convoque os donos da afiliada para responder pelo pronunciamento do colunista, segundo informa o Portal Vermelho.

Leia mais