Senadora pode ter mandato cassado por ter dado entrevistas em excesso

Senadora pode ter mandato cassado por ter dado entrevistas em excesso

Atualizado em 10/08/2007 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) está na mira da Justiça e pode ter o mandato cassado por ter dados entrevistas em excesso. O autor da ação é o seu oponente, Fernando Bezerra (PTB), derrotado na disputa pelo cargo no senado por diferença de 11,131 votos, 0,76% do total.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral que julgam o caso avaliam se as 64 aparições de Rosalba, em período de cinco meses no ano eleitoral, configuram uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder econômico. As entrevistas foram concedidas à emissora TV Tropical, do Rio Grande do Norte, que alcança 80% do eleitorado no Estado e tem como sócio o senador José Agripino Maia (DEM-RN), correligionário de Rosalba.

Para ministros que defendem a senadora, Rosalba esteve próxima, mas não praticou ato ilícito. O argumento é que não é possível medir a influência dessa veiculação no resultado da eleição e que nenhuma das entrevistas contestadas no recurso foi concedida após registro da candidatura.

Para os que atacam, o argumento é de que a televisão exerce grande influência no eleitorado e que a senadora praticou ato ilícito.

Por enquanto, o julgamento do recurso está suspenso. Até agora, três ministros do Tribunal Superior Eleitoral votaram pela rejeição do recurso e dois pela cassação da senadora. Com informações do site Consultor Jurídico.