Senador Jefferson Péres classifica como "bobagem" texto do NYT sobre Amazônia
Senador Jefferson Péres classifica como "bobagem" texto do NYT sobre Amazônia
Senador Jefferson Péres classifica como "bobagem" texto do NYT sobre Amazônia
Na edição do último domingo (18), o jornal americano The New York Times divulgou matéria sob o título "De quem é esta floresta amazônica afinal?". O texto sugere que a Amazônia é um patrimônio bem maior do que apenas dos países que dividem seu território, idéia defendida por inúmeros líderes internacionais. Para o senador Jefferson Péres (PDT-AM), a matéria é uma "bobagem" e reflete opiniões isoladas.
Péres, que é suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, disse que esse tipo de discussão não é preocupante, já que não há grupos organizados defendendo essas idéias.
O senador lembrou que, no passado, líderes mundiais como o estadista e ex-presidente da França François Mitterrand e a ex-primeira-ministra britânica, Margareth Thatcher, também consideraram a Amazônia muito importante para ser só dos países da região, e ainda assim essas opiniões não ganharam força.
No texto, o jornal lembrou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros. Na reportagem, o jornal cita também o ex-vice-presidente Al Gore, que em 1989, disse que a Amazônia não era prioridade dos brasileiros.
O senador ressaltou que a Organização das Nações Unidas (ONU) não prevê a retirada de territórios de países. A única exceção seria em relação à Antártica, devido ao fato de nunca ter pertencido a nenhum país. Ele lembrou que juridicamente é impossível a intervenção e que, militarmente, a ocupação seria um "ato imperialista".
Foto: Antônio Cruz/ABr
Com informações da Agência Estado






