Senador Eduardo Suplicy agradece a jornalista que o comparou a Dom Quixote
Senador Eduardo Suplicy agradece a jornalista que o comparou a Dom Quixote
Na última terça-feira (23), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) agradeceu ao jornalista Altamir Tojal a publicação de um artigo comparando o político à Dom Quixote de la Mancha -cavaleiro que luta contra moinhos de vento no célebre livro homônimo do escritor espanhol Miguel de Cervantes, escrito no século XV.
Publicado em maio no Jornal da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), "A Cruzada do Quixote Suplicy" elogia a proposta do senador de criar um programa de renda básica, e critica a indiferença com que o tema é tratado pelos políticos no Brasil.
"A verdade é que a cruzada de Suplicy pelo programa de renda básica não é levada a sério nem mesmo por lideranças do PT e do governo. A imprensa, quando dá espaço ao tema, quase sempre endossa o tom de descrença e de ironia que a idéia evoca, talvez por ignorância ou porque ela ressoe generosidade, esperança e utopia. (...) E ninguém parece a fim de dar trela a essas coisas tão fora de moda. E o senador Suplicy, embora bem robusto, fica com ares de Dom Quixote quando defende a proposta", diz o jornalista no artigo.
Segundo a Agência Senado, Suplicy afirmou que ser chamado de Dom Quixote significa ser alguém capaz de lutar contra obstáculos quase intransponíveis, para conseguir resultados extremanente difíceis.
"Dom Quixote, em verdade, fazia batalhas extraordinárias, mas sempre vendo algo que era o imaginário. E, por essa razão, acabou se tornando um lutador por algo que era impossível de ser alcançado. Era como se fossem fantasmas que estavam à sua frente e que ele os via", disse o senador.
Foto: José Cruz/ABr
Leia mais






