Senador diz que PEC para exigência do diploma deve ser apresentada até 1º de julho

Senador diz que PEC para exigência do diploma deve ser apresentada até 1º de julho

Atualizado em 26/06/2009 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que a exige a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, afirmou que a proposta "será apresentada no mais tardar até as 18h da próxima quarta-feira, 1º de julho".

Geraldo Magela/Ag. Senado
Antônio Carlos Valadares

Segundo a Agência Brasil, o senador espera que a PEC conte com pelo menos 50 assinaturas de apoio no início da semana que vem. "Pretendo ampliar ainda mais o apoio à proposta e, com isso, criar condições para que sua tramitação ocorra de forma ágil", afirmou.

Para ser aprovada, a PEC deve passar primeiramente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois ter pelo menos 49 dos 81 votos dos senadores em dois turnos.

"Não acredito que a proposta venha a ser considerada inconstitucional, porque é uma situação bastante similar à PEC da Verticalização Política. Na época o STF [Supremo Tribunal Federal] julgou que as alianças entre partidos nos estados teria de, obrigatoriamente, ser estendida a todo o país. Mas por meio de uma PEC o Congresso Nacional conseguiu mudar a situação", disse à Agência Brasil.

Leia mais