Senador Artur Virgílio defende blogueira durante sessão plenária

Senador Artur Virgílio defende blogueira durante sessão plenária

Atualizado em 16/12/2008 às 18:12, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na última quinta-feira (11), o senador Artur Virgílio (PSDB-AM) denunciou, durante sessão no Senado Federal, uma suposta intimidação sofrida pela blogueira Adriana Vandoni por parte do diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot.

Fábio R.Pozzebom/ABr
Artur Virgílio (PSDB-AM)
Segundo informou a blogueira ao Portal IMPRENSA, a denúncia de intimidação se refere a um artigo escrito e postado por ela em seu . De acordo com Adriana, Antonio Pagot sentiu-se ofendido pelo fato de a articulista ter supostamente vinculado seu nome a uma denúncia do Ministério Público (MP) sobre superfaturamento de obras.

No entanto, Adriana alega não ter feito qualquer juízo de valor sobre o diretor-geral, posto que, segundo ela, o artigo em seu blog "não passa de uma reprodução de reportagens veiculadas na imprensa de Mato Grosso".

Para surpresa de Adriana, o diretor-geral entrou com um pedido de informações e esclarecimentos no Ministério Público estadual (MPE-MT). Sendo assim, na próxima quarta-feira (17), Adriana terá de se apresentar para dar explicações, em juízo, sobre o que postou em seu blog. Ela informa, ainda, que não recebeu qualquer tipo de intimação e que soube do processo por intermédio de notícia publicada no site Mídia News, no último dia 9/12.

"Eu não sei ainda o que vou fazer. Vou seguir a orientação do meu advogado, mas acho que ele ainda não decidiu o que fazer", declarou Adriana sobre a possibilidade de comparecer à audiência. Caso compareça, a blogueira disse que espera a presença de Luiz Antonio para que ela possa explicar exatamente o que quis dizer em seu artigo. "Eu explico o tanto que ele quiser. Eu só queria que ele estivesse lá pra eu poder explicar o que eu quis dizer", disse Adriana.

A chefe de assessoria do DNIT, Mariana Borella, declarou ao Portal IMPRENSA que a intenção de Luiz Antonio Pagot não era intimidar, mas buscar esclarecimentos sobre o ocorrido. "A Adriana vem fazendo isso há muito tempo ela não pode simplesmente escrever o que quer e pronto. Ela tem que se explicar agora". Mariana disse, ainda, que as explicações da blogueira determinarão se Antonio Pagot moverá ação judicial ou não.

Questionada sobre o motivo da publicação do artigo, a blogueira declarou fazer oposição ao diretor-geral, mas que isso não justifica sua atitude. "Eu faço oposição declarada, mas a questão é a forma como ele agiu. Eu sou articulista, não jornalista. Eu só reproduzi essa reportagem, não justifica o modo truculento como ele agiu. Muita gente questiona o fato de eu não ser jornalista, mas de qualquer forma, isso que ele está fazendo é um ataque à informação. Há sim uma tentativa de calar".

Leia mais