Senado realiza audiência com representantes do WikiLeaks para debater caso Assange

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal realiza nesta quinta-feira (15 dez/22), às 9h, uma audiência pública com o tema “Liberdade de Imprensa, Opinião e o Direito à Informação”.

Atualizado em 14/12/2022 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Com transmissão pelo canal da TV Senado no Youtube, a iniciativa é do senador Humberto Costa (PT-PE) e contará com a presença de Kristinn Hrafnsson, editor-chefe do Wikileaks, e de Joseph Farrell, embaixador da plataforma.
A audiência vai debater a situação do jornalista e ativista australiano Julian Assange. Fundador do WikiLeaks, Assange está preso em Londres e enfrenta uma batalha judicial para não ser extraditado para os Estados Unidos. Lá ele pode ser condenado a 175 anos de prisão por espionagem e vazamento de documentos que revelaram crimes de guerra cometidos por EUA e países aliados em conflitos no Iraque e no Afeganistão. Crédito: Reprodução Para entidades de defesa da liberdade de imprensa, a eventual extradição e condenação de Assange representam um ataque ao exercício jornalístico que igualaria EUA e Reino Unido a regimes ditatoriais.
A audiência também contará com a presença do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP); do relator especial da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Pedro Vaca; do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa; da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro; além de representantes do Instituto Vladimir Herzog (IVH), do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), da Comissão Arns e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).