Senado oficializa convite à cubana Yoani Sanchéz para que venha ao Brasil

Senado oficializa convite à cubana Yoani Sanchéz para que venha ao Brasil

Atualizado em 08/10/2009 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Yoni Sanchéz
A Embaixada de Cuba em Brasília recebeu um convite da presidência do Senado para que a escritora e blogueira cubana Yoni Sanchéz participe de audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre seu livro, "De Cuba, com Carinho", lançado no Brasil - ainda não oficialmente - no começo desse mês.

O pedido formal à Embaixada foi aprovado em audiência na CCJ no dia 23 de setembro. No requerimento, de autoria do presidente da comissão, senador Demóstenos Torres (DEM-GO), salienta-se que o lançamento do livro é uma oportunidade para incrementam o diálogo bilateral entre o Brasil e Cuba.

"E o público brasileiro só tem a ganhar com a possibilidade de intercâmbio direto com as ideias da escritora nos eventos de lançamento do seu livro", escreveu Demóstenes. O senador explica, ainda, que Yoani Sanchéz, também colunista da revista IMPRENSA , manifestou a ele o desejo de conhecer o Brasil, salientando que o lançamento de seu livro, que reúne textos de seu blog Genaración Y, seria uma ótima oportunidade.

No entanto, segundo o senador, a escritora mostrou-se apreensiva a respeito da permissão do governo de Cuba para que a visita acontecesse. "Entendo que uma solicitação oficial, formulada pelo Senado Federal, sensibilizaria as autoridades cubanas", avalia Demóstenes.

Leia mais