Senado boliviano convoca imprensa para discutir lei antirracismo que pode fechar veículos

Senado boliviano convoca imprensa para discutir lei antirracismo que pode fechar veículos

Atualizado em 16/09/2010 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O Senado boliviano convocou entidades de imprensa do país para debater, nesta quinta-feira (15), a lei antirracismo aprovada, na semana passada, pela Câmara dos Deputados, e que tem sido duramente criticada pelos profissionais de mídia, informa o jornal Los Tiempos.
O objetivo do encontro é debater, sobretudo, o trecho da lei que prevê até mesmo o fechamento dos veículos que divulgarem reportagens consideradas racistas: "o meio de comunicação que autorizar ou publicar ideias racistas e discriminatórias será passível de sanções ecnômicas e suspensão de licença de funcionamento", diz o artigo que gerou mais atrito entre as entidades e o governo.
A Associação Nacional da Imprensa (ANP), a Associação Nacional de Jornalistas da Bolívia (ANPB) e a Associação Boliviana de Radiodifusoras (Asbora) argumentam que a norma viola a liberdade de expressão e pode ser classificada como censura prévia.
Contrariadas com a nova lei, as entidades de classe, segundo informa o jornal La Prensa, estão elaborando propostas alternativas de redação aos artigos contestados.
Leia mais