Senado aprova parceria de co-produção audiovisual entre Brasil e Índia

Senado aprova parceria de co-produção audiovisual entre Brasil e Índia

Atualizado em 24/09/2009 às 08:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (23), o Senado ratificou o acordo de co-produção audiovisual entre Brasil e Índia, que prevê o fortalecimento das indústrias cinematográficas dos dois países. A parceria já havia sido acertada em 2007, na cidade de Nova Déli, mas aguardava apreciação do governo brasileiro.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o acordo regulamenta o intercâmbio cinematográfico entre os dois países, ao estipular percentuais de cotas de participação financeira, linguagens utilizadas, além de definir autoridades competentes para implementação das obras.

"Trata-se de instrumento que cria condições institucionais para facilitar a cooperação entre os produtores brasileiros e o setor audiovisual indiano, conhecido por sua expressiva capacidade de produção e de exportação no campo cinematográfico", disse Amorim.

Ainda segundo o ministro, a parceria permitirá que as co-produções sejam consideradas nacionais pelos dois países, o que aumentará a popularidade de obras brasileiras no exterior.

A Índia é conhecida mundialmente por sua vasta produção audiovisual. O mercado nacional, conhecido como "Bollywood", desenvolve quase 900 longas-metragens por ano, sendo considerado, em números, o maior mercado cinematográfico do planeta.

"Note-se a significativa produção cinematográfica indiana, que aos poucos alcança nosso hemisfério. No que concerne à produção brasileira, é importante que nossos valores culturais e nossa sociedade sejam mais conhecidos pelo mundo", avaliou o senador Morazildo Cavalcanti (PTB-PR). A informação é da Agência Câmara.

Leia Mais

-

-