Senac reúne profissionais de animação para falar sobre o mercado brasileiro

Senac reúne profissionais de animação para falar sobre o mercado brasileiro

Atualizado em 01/02/2011 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Com a proposta de ampliar o conhecimento sobre o mercado de animação em Animato no país, o Senac São Paulo realiza o evento Animato, que acontecerá no dia 19, a partir das 14 horas, no campus Santo Amaro.
Durante o Animato serão realizadas exposição de objetos óticos, oficinas, apresentação teatral, exibição de curtas-metragens de animação e um debate sobre a área e o mercado de atuação para os profissionais. Kiko Mistrorigo (diretor da TV Pinguim: produtora que fornece conteúdo para diversos canais de televisão: Discovery Kids, TV Cultura, Cartoon Net , entre outros), Fernando Carvalheiro (ilustrador da Folha de S. Paulo e colaborador das Editoras Abril e Globo), Péricles Martins (animador e professor do Centro universitário Senac), Sandra Tucci (artista plástica e professora do Centro Universitário Senac) e Chico Bela (arquiteto e animador) foram convidados para uma mesa-redonda, que acontecerá às 20 horas.
"É uma oportunidade de jovens egressos do segundo grau e de profissionais que desejam investir na carreira de animação saber tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho ouvindo quem mais entende do assunto: profissionais que atuam no campo de animação", comenta Alécio Rossi, coordenador da área de design do Senac São Paulo, na zona sul de São Paulo.
Até o final do 1º semestre de 2009 estavam em andamento 18 co-produções internacionais; 11 países envolvidos nas co-produções; contando com 51 milhões de dólares em investimento e veiculação para 118 países, segundo o relatório do Anima Fórum, números que indicam o quanto o mercado de animação está se expandindo. Outro fato que também demonstra a importância dessas produções é a bilheteria brasileira de 2009 - a campeã é uma animação: A Era do Gelo (com R$ 80.929.328,00) e entre os dez primeiros, sete utilizam animação nas produções. No primeiro semestre de 2010, o terceiro filme da série Toy Story (EUA, 2010) arrecadou em sua semana de estréia nos Estados Unidos 56 milhões de dólares.
A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo e consultar toda a programação do evento.