Seminário sobre mídia e violência traz especialistas estrangeiros para debates na UFRJ

Seminário sobre mídia e violência traz especialistas estrangeiros para debates na UFRJ

Atualizado em 25/03/2009 às 15:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A Escola de Comunicação da UFRJ, em parceria com a embaixada do Canadá e o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, promove o "Seminário Brasil, Canadá e Estados Unidos sobre Mídia e Violência", a ser realizado nos dias 26 e 27 de março no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Praia Vermelha.

O encontro terá a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros especializados na cobertura de violência, que debaterão com alunos e profissionais da área os dilemas éticos, editoriais e práticos na cobertura de situações de conflito, especialmente em regiões onde o risco para o profissional de imprensa se mostra mais crítico.

O trabalho jornalístico em relatar guerras, confrontos urbanos e ações do crime organizado será abordado através de painéis e workshops em dois dias de trabalho, incluindo debates sobre o uso de novas tecnologias e o crescimento do jornalismo comunitário e participativo como canais para a democratização da informação.

O "Seminário Brasil, Canadá e Estados Unidos sobre Mídia e Violência" terá início no dia 26 de março, às 9h. Nomes como Doug Saunders, chefe do escritório de Londres do jornal canadense The Globe and Mail , e Steven Salisbury, jornalista dos Estados Unidos com passagem por vários países da América Latina e artigos publicados em veículos prestigiados como Newsweek, Wall Street Journal, Washington Times e New York Times , participarão do evento, ao lado de Ana Arana, especialista americana no treinamento de jornalistas para esse tipo de cobertura (Inter American Press Association e International Center for Journalists).

Trazendo o ângulo brasileiro para as discussões, participarão profissionais como Marcelo Moreira, da TV Globo, Fernando Molica, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Rafael Gomide, da Folha de S.Paulo e Jorge Antônio Barros, de O Globo . Professores da Escola de Comunicação da UFRJ como Ivana Bentes e Paulo Vaz também participarão das mesas. Para obter a programação completa do Seminário, que tem o apoio da UNESCO, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes e do Kinoforum, clique na .