Seminário "Pós-tudo e Crise da Democracia" promove debate sobre liberdade de expressão em meio a temas contemporâneos
A segunda edição do seminário “Pós-tudo e Crise da Democracia” vai ser realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo. A organização doevento vai acontecer por meio de uma parceria do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA-USP, e do Instituto Palavra Aberta.
As organizadoras do evento, Maria Cristina Castilho Costa (Obcom) e Patrícia Blanco (Palavra Aberta) acreditam que a complexidade social e política suscitam aspectos que confrontam a liberdades individuais, entre elas a liberdade de expressão. Serão três mesas temáticas das quais participarão Benjamin Abdala Jr. (FFLCH/USP), Carlos Affonso Pereira de Souza (ITS), Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP), Celso Frederico (ECA/USP), Carlos Eduardo Lins e Silva (Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas), Pablo Ortellado (EACH/USP), Isabel Ferin da Cunha (Universidade de Coimbra) e Marcos Troyjo (Universidade de Columbia).
“Discutir questões como ‘Fake news’, pós-verdade, pós-jornalismo, pós-globalização, pós-colonialismo, pós-massificação, pós-hegemonia, direito ao esquecimento nesse momento de complexidade. No primeiro dia, vamos ter a análise de representantes do mercado e da academia e, no segundo, expor trabalhos e artigos acadêmicos de pesquisadores e alunos de comunicação e ciência política”, explica Patrícia.
Coordenadora do Obcom, Cristina cita alguns exemplos de temas em pauta. “Com os meios digitais, houve uma proliferação de notícias falsas, o jornalismo está muito preocupado com isso. Também há pessoas que compartilham conteúdo com direitos autorais sem pagar. Outra coisa é a questão da responsabilidade civil, eu sou responsável se eu compartilhar um conteúdo difamatório? O que é autoria hoje? Quem é o responsável por uma publicação?”, questiona.
Cristina indica que a liberdade de expressão é um tema complexo. “Nós resolvemos enfrentar isso, vamos tratar dessas questões super atuais que envolvem censura e pós-verdade. A defesa da liberdade de expressão e do direito de imagem justificam medidas autoritárias? Qual é o limite? Quando que a defesa da autoria, da imagem e do direito de resposta acabam impedindo a livre circulação da informação e a democracia. Como ficam os direitos humanos e o direito à liberdade de expressão em um mundo com outros direitos a serem respeitados”, elencou.
Serão recebidos trabalhos até 30 de agosto, que estejam inseridos dentro do tema proposto para o seminário. Poderão submeter trabalhos, individualmente ou em coautoria, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, com interesse no tema proposto.
Serviço:
Seminário 2017: pós-tudo e crise da democracia
Data: 26 e 27 de outubro de 2017
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo – SP
Informações: http://www.obcom-usp.com.br/2017/index.html
Saiba mais:






