Seminário pela internet sobre Bourdieu tem nova data

Seminário pela internet sobre Bourdieu tem nova data

Atualizado em 25/05/2010 às 19:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O seminário ao vivo pela internet, promovido pela Univesp TV e a Itinerante Filmes, foi adiado e agora será realizado nesta quarta-feira (26), a partir das 14h. Esse é o primeiro de quatro encontros promovidos pelo reality show "2 contra 2", que estreia em agosto no canal digital.

Duas duplas de profissionais da Univesp TV vão debater a questão: "A televisão ameaça a democracia?", suscitada pelo livro "Sobre a Televisão", de Pierre Bourdieu. Uma plateia virtual, composta por 130 estudantes e convidados especiais da Univesp TV, acompanhará o seminário.

A equipe da Itinerante Filmes está acompanhando desde abril os trabalhos que quatro profissionais da Univesp TV estão fazendo para se preparar para o debate - por meio de conversas e entrevistas com pesquisadores e profissionais de televisão, leituras do texto de Bourdieu e de outros autores e de seleção de vídeos e programas de TV.

A editora Roberta Nader e a produtora Tatiana Bertoni vão apresentar, defender e aprofundar os argumentos de Bourdieu. A editora Liniane Haag Brum e o produtor Fábio Eitelberg têm a difícil tarefa de refutar os argumentos do sociólogo francês. Para ajudá-los na argumentação, cada dupla levará ao seminário um convidado surpresa. Apenas no início do programa, a identidade deles será conhecida pela dupla concorrente.

Antes do início do seminário, os internautas cadastrados respondem sim ou não à pergunta proposta pelo tema. O resultado será divulgado no início dos trabalhos pela mediadora Mônica Teixeira, jornalista e coordenadora-geral da Univesp TV. A missão das duplas é manter ou reverter o resultado. O sucesso deles será medido pelo resultado de uma nova rodada de votação, ao final do seminário.

Nos três encontros seguintes, os debates se desenrolarão em torno das perguntas: "A concorrência entre as emissoras beneficia a pauta da televisão?", "A televisão aliena?" e "A audiência rege a televisão?"

Para assistir às discussões ao vivo, basta acessar o do programa. Os internautas poderão fazer comentários e perguntas pelo durante a transmissão dos seminários.

O livro "Sobre a Televisão" é a transcrição revista e corrigida de dois programas, realizados em 1996, para uma série de cursos do Collège de France, exibidos no canal Paris Premier. Nele, o sociólogo francês Pierre Bourdieu aponta os mecanismos de censura que afirma estar por trás das imagens e discursos exibidos na TV.