Seminário Multimídia: És multimídia?
Seminário Multimídia: És multimídia?
Fotos: Gerdan Wesley
O avanço da tecnologia muda o perfil das redações brasileiras. Mudou o jornalismo, mudou o jornalista. Antes especializado em apenas um veículo, o jornalista atualmente deve se capacitar para produzir conteúdo em diferentes plataformas
Todos os grandes jornalistas que hoje se tornaram referência para uma ou duas gerações de profissionais em redações de todo o país começaram sua carreira respondendo a uma única pergunta:
- Sabe escrever?
Se a resposta era afirmativa, começava ali uma trajetória profissional que duraria décadas, alimentando o noticiário diariamente.
Hoje, para quem começa, as perguntas são muitas. E um tanto mais complicadas. E para aqueles que desejam permanecer no mercado de trabalho, as demandas também aumentaram.
Há pouco mais de dez anos, a oferta comercial da Internet no Brasil fez com que muitos prenunciassem o fim dos jornais impressos. A conclusão foi de que a extinção não aconteceria, mas que o veículo teria que se adaptar aos novos tempos. Desde então, o avanço da tecnologia tem acontecido a passos largos. Para nortear profissionais e estudantes quanto aos novos rumos das redações, a revista IMPRENSA idealizou o 1º Seminário Internacional Imprensa Multimídia, realizado no Espaço Caixa Cultural, em Brasília/DF, entre os dias 13 e 15 de março, com o patrocínio da Petrobrás e apoio da Coca-Cola Brasil e TAM.
O Seminário contou com a participação de 150 pessoas, entre profissionais e estudantes, que puderam acompanhar palestras que traçavam o perfil das redações de terceira geração. "Essa terceira geração do jornalismo vai mudar tudo. Da forma ao conteúdo. Do trabalho pessoal ao coletivo", afirmou Sinval de Itacarambi Leão, diretor e editor da revista IMPRENSA, durante a mesa de abertura. E parece que Sinval está certo. Praticamente todos os 27 palestrantes do evento acreditam que o futuro das redações deva ser bem diferente do que é visto atualmente e deve se configurar em torno de profissionais multifacetados, aptos a atuar em diversas mídias ao mesmo tempo.






