Seminário em SP debate atuação do Ministério Público na defesa do jornalismo

Com apoio de diferentes organizações de defesa do jornalismo, como a Repórteres Sem Fronteira (RSF) e a Associação Brasileira de Jornalismo

Atualizado em 07/11/2023 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Investigativo (Abraji), acontece em São Paulo, nos dias 7 e 8 de novembro, o seminário "A atuação do Ministério Público na defesa do Estado Democrático de Direito e na garantia da segurança de comunicadores e do direito à informação".
Com o tema O jornalismo e a crise da democracia brasileira, a palestra de abertura é da advogada Taís Gasparian, fundadora e presidente do Instituto Tornavoz, especializado na área do direito civil relacionado a mídia, publicidade e internet.
Para discutir a atuação do Ministério Público (MP) na defesa do direito à informação, o seminário terá um debate com a participação de Susana Henriques da Costa e Arthur Pinto Filho, promotores de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Pedro Borges, jornalista da Agência Alma Preta e Giuliano Galli, jornalista do Instituto Vladimir Herzog. Crédito: Reprodução MPSP Evento conta com apoio de diferentes organizações de defesa do jornalismo, como Abraji e RSF No segundo dia, o evento analisa dados sobre a atuação do Ministério Público na defesa do jornalismo. Participam desta etapa Letícia Kleim, assistente jurídica da Abraji, José de Jesus, jurimestrista do MPSP, Norian Segatto, jornalista do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e Eduardo Valerio, procurador de Justiça do MPSP
Atuação criminal

O seminário também aborda o que se pode esperar da atuação criminal do Ministério Público na defesa de jornalistas, comunicadores e profissionais de imprensa. Esta discussão terá participação de Ricardo Ferracini Neto, promotor de Justiça do MPSP, Fernanda Mena, jornalista da Folha de S. Paulo, Guilherme Duarte, advogado da RSF e Daniela Fávaro, promotora de Justiça do MPSP
O encerramento do seminário aborda a atuação do Ministério Público na tutela dos direitos difusos e coletivos à informação, e terá como expositores Natália Viana, jornalista da Agência Pública, Thiago Amparo, colunista da Folha de S. Paulo, Charlene Nagae, diretora-executiva do Instituto Tornavoz e Bruno Simonetti, promotor de Justiça do MPSP.