Seminário destaca os conceitos do Jornalismo Literário
Seminário destaca os conceitos do Jornalismo Literário
Nesta segunda-feira (22/10), teve o início o Seminário da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). O evento acontece no Novotel Jaraguá, em São Paulo (SP), e termina nesta terça-feira (23/10).
Na abertura do evento, Celso Falaschi, presidente da ABJL, apresentou a história e organização da Academia. Formaram a primeira mesa o vice-presidente Sérgio Vilas Boas e os diretores da ABJL Edvaldo Pereira Lima, Rodrigo Stucchi e Patrícia Braga.
Em seguida, o professor Edvaldo Pereira Lima sobre os conceitos do Jornalismo Literário e as diferentes maneiras de escrever um texto. Essas possibilidades narrativas foram destacadas na fala do criador do Programa de Jornalismo Narrativo da Nieman Foundation, da Universidade de Harvard, professor Mark Kramer, convidado internacional do evento. Para ele, existe a necessidade de se manter um equilíbrio entre o imediatismo das informações com as histórias humanizadas (mas não "piegas") do Jornalismo Literário.
Ainda na programação desta segunda, o jornalista e escritor Sérgio Vilas Boas desenvolveu um painel sobre biografias e perfis com uma palestra envolvente por seu interesse nas histórias de vida.
O Seminário continua com as presenças dos jornalistas Ricardo Kotscho e Hélio Campos Melo, versando o tema das narrativas em revista, e da participação de Anne Hull, repórter do Washington Post, sobre reportagens seriadas em jornal.
No final do dia, haverá lançamento do livro Jornalistas Literários: narrativas da vida real por novos autores brasileiros (Summus Editorial), organizado por Sérgio Vilas Boas, e que reúne produções de alunos da ABJL entre 2005 e 2007.
Mais informações, .
*Com informações de Cristiane Del Gaudio






