Sem renovação da licença comercial, Google sofre novo bloqueio na China

Sem renovação da licença comercial, Google sofre novo bloqueio na China

Atualizado em 30/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O Google anunciou, na última quinta-feira (29), que o acesso ao seu site na China foi totalmente bloqueado pelo governo. O banco de imagens tem acesso parcial, e o único que estaria funcionando normalmente seria o Gmail, serviço de e-mail gratuito. Segundo a AFP, o bloqueio teria sido causado pela licença comercial do Google no país não ter sido renovada pelo governo chinês.

A China já havia realizado uma intervenção nos serviços oferecidos pela companhia norte-americana em janeiro deste ano. Como resposta, o Google redirecionava o site de buscas para Hong Kong, como forma de não se submeter à autocensura.

O governo chinês impôs novas condições para empresas multinacionais que fornecem serviços de busca para que continuassem a operar no país, e divulgou uma lista preliminar de companhias que poderiam receber licença comercial. O Google Maps, que disponibiliza mapas e formas de se chegar a um determinado local, não estava entre os escolhidos. Um substituto seria o site , que ocupa a liderança no segmento na China.

Leia mais

-