Sem esperar ordem judicial, Microsoft tira blogs do ar
Sem esperar ordem judicial, Microsoft tira blogs do ar
A Microsoft tirou do ar quatro blogs hospedados no serviço Windows Live Spaces que faziam apologia à anorexia e bulimia, sem que houvesse uma ordem judicial. Segundo matéria publicada na última terça-feira (20) no jornal espanhol El País, os sites foram tirados do ar depois de uma denúncia feita à empresa pela Internet Quality Agency (Iqua).
O responsável pelos serviços Hotmail, Messenger e Spaces da Microsoft na Espanha, Jaime Esteban, disse que a medida foi tomada pela companhia após comprovar "que efetivamente os blogs infringiam as normas sobre conteúdos criados por usuários". A Microsoft também bloqueou a conta dos autores dos blogs.
A empresa de Bill Gates afirma esperar que tenha sido um incidente individual e agradeceu à Iqua pela denúncia. Além disso, pediu que a agência os contate sempre que "detectar qualquer conteúdo impróprio".
O presidente da Iqua, Santiago Ramentol, se disse "muito satisfeito pela decisão da Microsoft, uma vez que a falta de universalização e leis globais dificultam o trabalho de monitoramento de sites".
É a primeira vez que uma organização privada tira do ar páginas de usuários sem esperar ordem judicial. O Google, por exemplo, com seu serviço de compartilhamento de vídeos YouTube, costuma esperar a Justiça para não prejudicar a "liberdade de expressão". Com informações do Estadao.com.






