“Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos”, ressalta Fredy Cunha

Após nove anos como editora-chefe e âncora do Jornal Liberal, na afiliada da Rede Globo em Belém, Nélia Ruffeil passou a se dedicar integralmente à docência, levando para o meio acadêmico toda sua experiência como profissional.

Atualizado em 27/10/2017 às 18:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Para Nélia, finalista na categoria , ser indicada pelos próprios alunos ao Professor IMPRENSA é um reconhecimento e “um incentivo para continuar dentro da sala de aula. O processo de aprendizagem é uma via de mão dupla, você ensina e aprende também, uma troca constante. Me senti honrada e acarinhada ao mesmo tempo”, completa. Crédito:Portal IMPRENSA Por conta de sua trajetória no jornalismo paraense, Nelia é percebida pelos alunos da Estácio FAP com uma referência, não só por ajudá-los a entender melhor a profissão, mas também porque os ensina a serem profissionais mais humanos.
Já Alvaro Britto, do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, é prestigiado por ser multitarefa. Em depoimento, um aluno comenta que Britto sempre incentiva os alunos a correrem atrás de seus objetivos, “dá aulas, orienta trabalhos de conclusão, coordena o curso e está por trás de todos os eventos e atividades de extensão, ensino e extracurriculares para que a qualidade do curso seja sempre superior”. É uma inspiração para os focas serem não apenas bons jornalistas, mas empenhados em lutar e defender seus ideais.
O professor, reconhecido por sua atuação como coordenador do Jornal Comunicador, acredita que sua classificação é “fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos de gestão coletiva e compartilhada com os demais professores, alunos e funcionários do curso de Jornalismo do UBM”. E reforça que com isso “o curso voltou a ocupar um lugar de destaque no interior do Estado do Rio de Janeiro, tendo seus egressos presença marcante do mercado de trabalho regional e nacional”.
Elizeu Silva, da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, foi o incentivador para que diversos alunos se tornassem jornalistas de impresso, por terem construído dentro da redação do jornal laboratório Página UM o seu portfólio para apresentar ao mercado. Em depoimento, um dos alunos elogia o incentivo de Elizeu ao pensamento crítico e valoriza a experiência. “No jornal laboratório aprendemos desde os critérios de noticiabilidade, até uma boa diagramação. Além dele sempre nos incentivar a buscar pautas diferentes e relevantes”, diz.
O professor da UMC recebeu a notícia da indicação na categoria como “um feedback extremamente valioso e necessário”, porque acredita que neste campo não existe uma forma certa de se fazer as coisas, nem cartilhas a serem seguidas, “ao contrário, há inúmeras maneiras de se fazer a mesma coisa, e a validade da escolha por determinado caminho, e não por outro, só pode ser demonstrada na prática e por meio de resultados”. Logo, somando a indicação ao teor dos depoimentos, Elizeu sente-se confiante de estar, com os alunos, fazendo um bom trabalho.
Também do estado de São Paulo, Fredy Cunha é visto como “um professor sempre atento aos relatos dos alunos, disposto a aconselhar e auxiliar no que for preciso para que possam continuar motivados em suas escolhas acadêmicas e profissionais”. E sua atuação como coordenador do jornal laboratório Foca em Foco, da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, tem sido essencial para incentivar os alunos a se aprimorar na produção jornalística.
Cunha divide com os demais colegas professores de Comunicação a alegria de ter sido indicado. “Sei bem o quanto batalhamos na formação de nossos alunos, a quem dedicamos nosso esforço, compromisso e paixão pelo que fazemos”, e por este motivo, parabeniza o Professor IMPRENSA por “reconhecer o valor de quem procura seguir de pé em meio a tantas dificuldades”.
Da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Suyanne Toletino comenta que o reconhecimento pelo Professor IMPRENSA indica “que estamos no caminho certo, e que as atividades que realizo contribuem para o aprendizado dos alunos”. Como coordenadora do Boletim Comunicare, Suyanne conduz os alunos nos seus primeiros passos no telejornalismo, dando total liberdade para aprenderem as diferentes funções, mas ao mesmo, segundo depoimento de aluno, “foi paciente, compreensiva, me divertiu e conseguiu me mostrar como é possível ter paixão pela profissão”.
Serviço: Professor IMPRENSA – 3ª edição Realização: Portal e Revista IMPRENSA Apoio: Intercom e Jeduca Votação até 31/10 pelo www.portalimprensa.com.br/professorimprensa
Saiba mais: