Seguranças de vice-presidente agridem dois jornalistas na Guatemala

Seguranças agrediram dois jornalistas do jornal El Periodico em uma entrevista coletiva organizada pela vice-presidente da Gautemala, Roxana

Atualizado em 20/09/2014 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Baldetti, informou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), na última sexta-feira (19/09). A entidade condenou a agressão. Crédito:Reprodução Governo é acusado de espionar o jornal "Os representantes de um governo que dizem sofrer sistematicamente ataques de um meio de comunicação não podem responder legitimamente com a retenção da informação ou com atos de intimidação", declarou Camille Soulier, responsável do escritório da organização nas Américas.

A coletiva aconteceu na quinta-feira (18/09). Segundo a entidade, a jornalista Pavel Vega e o fotógrafo Álex Cruz foram impedidos de entrar sem nenhuma explicação. Mais tarde eles entraram, mas Roxana abandonou a sala quando a repórter tentou fazer uma pergunta.

Pavel e Cruz insistiram em falar com a vice-presidente, mas foram agredidos física e verbalmente pelos seus seguranças, que destruíram a câmera do fotógrafo.

O incidente aconteceu dias depois do jornal denunciar que era espiado pelo governo. O diretor do diário, José Rubén Zamora, explicou que o governo publicou uma resposta a um artigo do jornal sobre Roxana antes mesmo do texto chegar a ser impresso.

No comunicado divulgado no portal da administração federal, é possível ver fotos da matéria, que ligam uma propriedade de luxo da política a empresários que teriam se beneficiado de contratos governamentais.