Segunda edição da revista Sustenta! chega às bancas nesta terça-feira
Segunda edição da revista Sustenta! chega às bancas nesta terça-feira
Segunda edição da revista Sustenta! chega às bancas nesta terça-feira
A segunda edição da revista Sustenta! chega às bancas de todo o país nesta terça-feira (11) com uma reportagem de capa sobre as ligações entre os hábitos de consumo dos paulistanos e o desmatamento da Amazônia - lugar de origem de boa parte da madeira e da carne consumida na cidade de São Paulo. Na reportagem, intitulada "Churrascaria Amazônia", a revista revela essas conexões e questiona o que é preciso fazer para mudar o cenário de devastação da floresta.
Editada pela recém-criada empresa de comunicação Matraca, fruto de uma associação entre as editoras Confiança (de CartaCapital) e Trivela, Sustenta! nasceu com a proposta de ser um fórum de discussão, onde opiniões diversas sobre o tema da sustentabilidade possam convergir na busca de um mundo mais responsável. A revista tem periodicidade mensal e preço de capa de R$ 8,00.
O diretor editorial Caio Maia e a editora-executiva Micheline Alves estão à frente da redação que tem, entre seus colaboradores fixos, a senadora Marina Silva, com a coluna Direto de Brasília. De forma coerente com sua proposta editorial, Sustenta! adota um modo responsável de produzir revista: sua impressão é feita em papel com certificado emitido pelo Forest Sewardship Council (FSC). O processo garante que a matéria-prima florestal provenha de um manejo adequado, dos pontos de vista social, ambiental e econômico.
Outro destaque da edição deste mês é a entrevista com Oded Grajew, um dos primeiros empresários brasileiros a investir em responsabilidade social. Criador de diversas organizações e movimentos sociais, como o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Movimento Nossa São Paulo, Oded fala sobre seu papel de mobilizador da sociedade civil e defende suas atuais bandeiras: o financiamento público das campanhas e um maior controle social dos recursos públicos.
A revista traz ainda o ensaio "Águas da Esperança", do fotógrafo Christian Cravo, que concorreu este ano ao prêmio Pictet, considerado o mais importante na categoria de temas relacionados à sustentabilidade. A partir de um mergulho antropológico, Christian revela a relação entre a água e alguns rituais religiosos de purificação existentes em diferentes partes do mundo.
Na seção Minha História, Sustenta! apresenta o relato da atriz Letícia Spiller sobre suas experiências com os ashaninka, povo indígena que luta para preservar seu território de invasores e incentivar projetos de preservação da floresta Amazônica. Desde 2004, Letícia tornou-se uma aliada das causas do grupo, cuja aldeia está localizada no trecho da floresta chamado Vale do Juruá, no Acre.
Leia mais






