Seguindo outros veículos de notícias, BBC bloqueia acesso de plataformas de IA a seu conteúdo
Diretor da BBC no Reino Unido, o jornalista Rhodri Talfan Davies publicou no blog da emissora princípios de uso da inteligência artificial generativa (IA Gen) que devem ser seguidos para pesquisa e produção de jornalismo por todos os seus colaboradores, inclusive no Brasil.
Atualizado em 10/10/2023 às 13:10, por
Redação Portal IMPRENSA.
A postagem começa afirmando que a tecnologia oferece oportunidades para agregar valor ao público da empresa e à sociedade como um todo. Em seguida, Davies ressalta que a BBC agirá sempre de acordo com o interesse público, sendo aberta e transparente com relação ao uso da IA Gen em seu jornalismo. Crédito: Olivier Morin/AFP - reprodução FSP O dirigente também afirma que nos próximos meses será iniciada na BBC uma série de projetos que explorarão a IA Gen. “Esses projetos avaliarão como a tecnologia pode potencialmente apoiar, complementar ou mesmo transformar a atividade da BBC em uma variedade de campos, incluindo pesquisa e produção de jornalismo, descoberta e arquivo de conteúdo e experiências personalizadas.”
Davies também falou sobre o bloqueio do acesso de rastreadores da OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, aos sites da BBC. Tal medida visa proteger os direitos autorais do conteúdo da BBC.
Segundo o site de notícias The Verge, especializado em tecnologia digital, com essa iniciativa a empresa britânica se juntou à CNN, New York Times, Reuters e outros grandes veículos de notícias que recentemente tomaram medidas para que seu conteúdo não seja rastreado por plataformas de IA Gen.





