Sede de rádio francesa é alvo de incêndio criminoso

As instalações ocupadas pela Rádio France Bleu de Isère, em Grenoble, região sul da França, foi destruída por um incêndio. De acordo com a rádio nacional francesa, o fogo teve origem criminosa.

Atualizado em 29/01/2019 às 09:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Não houve feridos. Crédito: Reprodução/Twitter

O crime aconteceu na madrugada de segunda-feira. Os bombeiros foram chamados para o local pouco antes das 2h30. Os primeiros funcionários começaram a chegar por voltas das 3 horas.


"Não houve nem ameaça nem reivindicação", disse o chefe de redação, Léopold Strajnic. Apesar disso, a empresa não tem dúvidas de que a origem foi criminosa porque o portão dos fundos do prédio foi encontrado destruído.


Apesar do incidente, a emissora, que pertence à rede pública de comunicação, retomou suas transmissões normais no fim do dia, utilizando os estúdios da France 3 Alpes. Françoise Nysse, ministra da Cultura da França, postou mensagem em sua conta no Twitter, dizendo que "o ato odioso tem de ser severamente punido".


A organização Repórteres Sem Fronteiras repudiou a ação e pediu uma investigação detalhada sobre o crime. "RSF denuncia com firmesa um aato criminoso e odioso contra uma mídia que visa desestabilizar a redação e também o conjunto de jornalistas", disse Pauline Adès-Mével, representante da organização na região da União Europeia e dos Balcãs.


Veja no como ficaram as instalações.