Secretário-geral da ONU homenageia jornalistas mortos em serviço
Secretário-geral da ONU homenageia jornalistas mortos em serviço
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prestou homenagem, na noite da última segunda-feira (16), aos jornalistas mortos no exercício da função, inaugurando um memorial na sede da BBC em Londres.
O monumento é dedicado a "todos os jornalistas que, através do mundo, enfrentaram perigos mortais e pagaram o preço mais caro por sua coragem", declarou Ban para representantes da classe política, jornalistas, ex-reféns e familiares de profissionais da imprensa mortos em serviço.
Ki-moon acrescentou que o memorial representa "a lembrança solene daqueles que perderam a vida tornando-se porta-vozes daqueles que não têm voz".
Instalado no telhado da sede principal do órgão de rádio e televisão pública britânica, em Portland Place, centro de Londres, o memorial, formado por uma escultura cônica de vidro e aço, com uma altura de dez metros, projetará um halo de luz aos céus às 22h diariamente.
A inauguração do monumento coincide com as recentes mortes de dois jornalistas da BBC, Abdul Samad Rohani e Nesteh Dahir Faraah, no Afeganistão e na Somália, respectivamente.
O diretor do International News Safety Institute (organismo que se dedica à segurança dos profissionais), Rodney Pinder, afirmou que os jornalistas mortos eram "heróis da democracia, porque sem liberdade de imprensa não há uma verdadeira liberdade".
Com informações da AFP
Crédito da foto: site das Nações Unidas
Leia mais






