Secretário do Vaticano se queixa de "atitude agressiva" de parte da imprensa
Secretário do Vaticano se queixa de "atitude agressiva" de parte da imprensa
Em entrevista a um canal de televisão espanhol, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, sublinhou que "há certamente, da parte da imprensa, uma [atitude] agressiva" diante dos escândalos de pedofilia que envolvem membros da Igreja Católica em todo o mundo.
No entanto, segundo ressalva do chefe da Santa Sé, o posicionamento dos jornais não figura "conspiração", apesar da ampla cobertura.
Bertone assegurou, ainda, que "a linha da transparência foi adotada claramente e plenamente" pela Igreja ao confrontar as acusações de abuso sexual contra menores, informa a agência de notícias Ansa.
Questionado se o celibato dos membros do clero seria intocável, o cardeal respondeu tratar-se "de uma tradição positiva e fecunda" na história da Igreja. "Não há uma relação direta entre o celibato e o comportamento desviado de alguns sacerdotes", acrescentou.
Segundo sua avaliação, ignorar este preceito "produz uma progressiva degradação da vida dos padres, que para de ser um exemplo, um dom, um guia espiritual para todos os outros".
Leia mais
Leia mais






