Secretário de Turismo do CE critica texto de jornalista dinamarquês sobre a Copa

Bismarck Maia classificou o jornalista como "criminoso" e "mau caráter".

Atualizado em 17/04/2014 às 09:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (16/4), o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, fez críticas ao em que o jornalista dinamarquês Mikkel Jensen diz ter desistido de cobrir a Copa do Mundo após visitar Fortaleza (CE).
Crédito:Divulgação Secretário (foto) criticou denúncias sem provas do jornalista
Em sua no Facebook, Bismarck classificou o jornalista responsável pelo caso como "criminoso" e "mau caráter". Ele questionou um internauta que compartilhou o texto na rede, o qual considerou como preconceituoso e de "interesses escusos".
"Sua declaração e compartilhamento dessa matéria é tão preconceituosa, descabida e de interesses escusos quanto à desse criminoso, dito jornalista", escreveu. "Ele, se aqui ficou o tempo alegado, deveria ter tratado com autoridades ou bons colegas locais, o que agora fala. Um mau caráter”, acrescentou.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) divulgou nota alegando que não existem registros de mortes de crianças em situação de rua na Capital, como acusou o jornalista.
O Caso
Mikkel Jensen se identifica como um jornalista independente que veio da Dinamarca para expor o impacto que a Copa do Mundo terá no Brasil. Em desabafo publicado em sua conta no , na última segunda-feira (14/4), ele disse que desistiu do "sonho" de cobrir um mundial de futebol.
No texto, ele afirma que chegou no Brasil há quase dois anos e meio para estudar a cultura do país e aprender português. Em setembro passado, retornou para começar seu trabalho, mas em uma viagem a Fortaleza (CE).
"Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar", acrescentou.