Secretário de segurança do ES estimula seguidores a atacarem repórter

O secretário de segurança do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, estimulou nesta semana seus seguidores nas redes sociais a atacarem a repórter Suellen Araújo, da TV Vitória.

Atualizado em 17/08/2023 às 19:08, por Redação Portal IMPRENSA.


No dia 15 de agosto, a assessoria de Ramalho gravou e editou uma entrevista que ele concedeu à jornalista. Sobre a morte de cinco suspeitos ocorrida no dia anterior no Morro do Macaco, o material foi postado no instragram pessoal do secretário, levando seus seguidores a postarem inúmeros comentários com mensagens de ódio contra Suellen e a imprensa. Crédito: Reprodução Vitória Coronel Alexandre Ramalho não gostou de ter sido questionado sobre mortes de cinco suspeitos Na entrevista, a repórter falou que esteve no Morro do Macaco e entrevistou um morador da região. O homem contradisse a versão do governo de que as mortes ocorreram após um confronto com a polícia e afirmou que os suspeitos foram executados já rendidos.

Liberdade de imprensa

Suellen indagou o secretário a respeito. Ele não gostou do questionamento e, segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (SindijornalistasES) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), "tentou descredenciar o trabalho da repórter".
Para isso, a equipe de Ramalho postou a entrevista no Instagram com a seguinte frase atribuída ao coronel: “Continuaremos fazendo a nossa parte. Quantos aos rapazes….meninos….deixo os comentários com vocês”.
"Solicitamos ao Governador Casagrande, bem como a sua equipe, que respeitem os/as jornalistas e o jornalismo, pois a liberdade de imprensa é um dos principais pilares da Democracia. Nenhum servidor público está acima da lei e cabe também ao Governo praticar princípios éticos e de respeito aos Direitos Humanos", diz a nota assinada pela Fenaj e pelo SindijornalistasES.
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande não comentou o episódio.