Secretário de Estado diz que EUA não estão 'encobrindo' assassinato de jornalista
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, refutou as acusações de que o governo americano está "encobrindo" o assass
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, refutou as acusações de que o governo americano está "encobrindo" o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Segundo ele, a administração americana está trabalhando "diligentemente" sobre o caso e responsabilizará os culpados.
Crédito: ReproduçãoO Senado americano havia dado prazo até a última sexta-feira (8) para que Washington apresentasse um indicando os responsáveis pelo crime e se comprometesse com a aplicação de punições aos mesmos. O presidente Donald Trump, porém, rejeitou o ultimato e os senadores ficaram sem nenhuma resposta.
Na semana passada, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Agnès Callamard, afirmou que o crime foi "planejado e realizado por representantes da Arábia Saudita". Ela viajou à Turquia para investigar o assassinato.
Crítico do governo de seu país, Khashoggi foi assassinado no dia 2 de outubro, dentro do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, na Turquia. O governo saudita responsabilizou 11 pessoas pelo crime, mas negou envolvimento da Casa Real na morte.
Um relatório produzido no ano passado pela agência americana de inteligência (CIA), contudo, indicou que era muito provável que o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman estivesse envolvido. O governo da Turquia também nunca se mostrou satisfeito com as explicações apresentadas pelas autoridades sauditas. Até hoje o corpo de Khashoggi não foi encontrado.





