Secretário de defesa dos EUA critica divulgação de foto de soldado agonizante pela agência AP

Secretário de defesa dos EUA critica divulgação de foto de soldado agonizante pela agência AP

Atualizado em 04/09/2009 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (04), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou estar escandalizado com a publicação, pela agência de notícias Associated Press (AP), de uma foto de um soldado americano agonizante no Afeganistão.

Ferido por uma explosão de granada em uma emboscada, Joshua Bernard, de 21 anos, foi fotografado enquanto outros dois soldados tentavam socorrê-lo. Ao saber sobre a foto, Gates escreveu ao presidente da AP, Thomas Curley, pedindo que ela não fosse publicada.

"Por respeito à família, peço firmemente a vocês que não publiquem esta foto", disse o secretário de Defesa na carta. "Não faço este pedido sem motivo. Em um de meus primeiros discursos públicos como secretário da Defesa, disse que a imprensa não devia ser tratada como inimiga e me comprometi com uma maior transparência", afirmou.

No entanto, a agência decidiu divulgar a imagem, afirmando que o fez "após um longo debate interno" e depois de mostrá-la à família do soldado. Segundo John Daniszewski, um dos redatores-chefes da AP, "a imagem é parte da história desta guerra", e "as matérias e as fotos constituem um tratamento respeitoso e um reconhecimento do sacrifício".

Já o diretor da fotografia da agência, Santiago Lyon, disse que é dever dos jornalistas "mostrar a realidade da guerra, por mais desagradável e brutal que possa ser", informou a agência de notícias Efe.

Leia mais