Secretarias de Turismo falam sobre estratégias para atraírem visitantes em suas regiões

Diante do aumento da procura pelos destinos nacionais, as Secretarias de Turismo têm ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos. Não é à toa que os governos estaduais e municipais têm criado projetos de comunicação para atrair a imprensa, e de quebra, turistas e mais investimentos para a sua região.

Atualizado em 26/12/2014 às 14:12, por Christh Lopes.



O Brasil teve bons exemplos desses projetos com a Copa do Mundo, e mais recentemente, com os preparativos para as Olimpíadas de 2016. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, destino famoso por suas belezas naturais, há diversos projetos de marketing para fomentar o turismo local. Segundo Alexandra Mato, responsável pelo planejamento de comunicação do Estado, a Orla de Copacabana, por exemplo, “é um shopping de atrativos turísticos”.

Crédito: Arquivo Pessoal Alexandra Mato é diretora de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro Ela é responsável pela divulgação de 92 destinos na região, e para isso, tem preparadas notas e releases que dispara diariamente mundo afora. A ideia é simples: evidenciar pontos que ainda são desconhecidos pelos turistas e que têm potencial para atrair multidões. A jornalista explica que cada região tem um “gancho” diferente e atende às necessidades de cada lugar. As cidades do interior, por exemplo, possuem um amplo calendário de eventos e festividades que fomentam o turismo.
Muito tradicionais no passado, as chamadas press trips , (viagens de imprensa), deixaram de servir como estratégia de comunicação. “Nos últimos anos percebemos que, pela atual estrutura das redações, compostas por poucas pessoas, a elaboração de press trips era uma tarefa árdua que nem sempre dava o retorno esperado”, destaca Alexandra.
À beira mar Outro destino que sempre chama a atenção do turista é Maceió. Agraciada por paisagens paradisíacas, o município do leste alagoano figura entre as preferidas pelos brasileiros. Para mostrar as suas vantagens diante das “rivais”, a cidade utiliza principalmente campanhas publicitárias nas mídias de massa, como televisão, rádio, internet e impresso.
Crédito:Divulgação Capital do Alagoas, Maceió é destino certo para quem busca praia e calor Os investimentos no digital, aliás, têm crescido, principalmente, em hotsites e sites de promoções. O objetivo é atrair novos turistas nacionais e internacionais. Um case de sucesso das ações foi a postagem de mega-banners no Aeroporto de Brasília, ponto estratégico de conexões de voos para todo o Brasil. Em outra frente, aparecem as tradicionais festividades de Carnaval e São João, já consolidadas no local.
Escolhida como sub-sede na Copa do Mundo, a cidade seguiu com a sua aposta na plataforma digital e aproveitou a estadia da seleção de Gana para dar boas vindas aos jogadores. Entre as ações, ganharam destaque o site “Maceió na Copa”, disponível em português, alemão e inglês (idiomas principais dos países que disputaram jogos com Gana) e táticas nas mídias sociais sobre o país africano, seus vizinhos e adversários.

No período de janeiro e fevereiro, outro carro-chefe é o “Maceió Verão”. O festival acontece à beira mar, e conta, além de uma paisagem paradisíaca da orla, com diversas personalidades. “Para driblar a ‘mesmice’, apostamos na participação de artistas de renome nacional e a valorização total aos artistas de nossa terra”, destaca em nota seu departamento de comunicação.

Esporte e cultura No sul do País, Foz do Iguaçu, no Paraná, é outra região de grandes atrativos. A terra das cataratas e de cachoeiras tem como secretário Jaime Nelson Nascimento, que cuida do marketing do município. “Foi realizado um grande esforço para eleger as Cataratas com uma das Sete Maravilhas da Natureza, proposta pela Fundação New Seven Wonders”.
Crédito:Divulgação Ouro Preto, em Minas Gerais, se destaca pela história e cultura A conquista trouxe visibilidade e mídia espontânea, mas a cidade também tem procurado apoiar eventos esportivos, como os X-Games, o Triatlon, Standup Paddle, Canoagem, entre outros. “O investimento necessário para atingir esta exposição na mídia é incalculável. No caso dos X-Games, que aconteceu dentro Parque Nacional do Iguaçu, próximo das Cataratas, tivemos dezenas de horas de transmissão ao vivo para milhões de assinantes do canal ESPN”, destaca Nascimento.
Segundo o responsável pela comunicação do município, o destino também é muito procurado por jornais, programas de TV e revistas para servir de cenário para algumas gravações ou fotografias. Outro cenário que costuma atrair locações, sobretudo, de TV e cinema, é a mineira Ouro Preto. Com mais de 400 eventos por ano, a cidade trabalha com festejos populares de tradição e arquitetura de grande magnitude para atrair turistas.
Sua paisagem atrelada à história e a cultura local despertam naturalmente o interesse pelo destino. “A busca por diversidade é uma preocupação quando preparamos nossos grandes eventos”, diz a secretaria de turismo local. Primária na profissionalização do turismo e marketing, a cidade concentra os seus esforços para se promover como destino consolidado para que seja reconhecida como maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do mundo, algo que a Unesco já atendeu.
O lema é "ser visto para ser lembrado", ou a cidade pode entrar, conforme dizem, em abandono. Essa iniciativa gerou novos contatos de imprensa e do setor privado, além de criar privilégios e o retorno tanto das autoridades quanto de agentes de viagens. No âmbito da comunicação, a pasta organiza press-trips, mas planeja torná-las mais eficientes.
Já está no ar o especial "O turismo em pauta no Brasil". Para acessar e ler o conteúdo completo,