SBT renova identidade visual e reforça os pilares “família, informação e diversão”

Há pelo menos meio século, a televisão brasileira tem acompanhado aos domingos o famoso “lá, lá, lá, lá” do “Programa Silvio Santos”, jingleque, desde a antiga TV Paulista até hoje, no SBT, anima a plateia e convida o telespectador a “sorrir e cantar”.

Atualizado em 22/09/2014 às 13:09, por Danúbia Paraizo.


Para dar continuidade a essa tradição, o SBT comemora seus 33 anos, completados no último dia 19 de agosto, com uma nova campanha publicitária assinada pela agência Publicis Brasil. Com o conceito “quem compartilha felicidade, multiplica”, a campanha marca a renovação da identidade visual da emissora, que desde julho já dispõe de uma logomarca mais moderna. A última grande alteração nesse sentido ocorreu em 2004.


Nos anúncios para TV, impresso e digital, a campanha traz estrelas do jornalismo, entretenimento e dramaturgia a casa com sua imagem multiplicada, reforçando pilares, como diversão, amizade, família e informação. Na primeira peça já veiculada, a figura de Silvio Santos e de sua filha, Patrícia Abravanel, é replicada para destacar a felicidade.

Crédito:Divulgação Campanha celebra 33 anos da emissora

Para Hugo Rodrigues, COO & Chief Creative Officer da Publicis Brasil, a ideia da campanha é destacar a essência do SBT de compartilhar sentimentos positivos com os telespectadores. “Na peça, há uma mensagem intrínseca que mostra bem isso. De um pai passando a felicidade para a filha, que vai passar a mesma felicidade para o neto. O SBT é mestre em traduzir para a população essa essência da família”.

A comunicação traz ainda um texto em formato de manifesto: “Felicidade é nascer com a vocação de divertir. É ter mais energia a cada ano que passa. É ter alegria de realizar sonhos. É estar próximo de quem você ama. Mesmo que você ame 200 milhões de pessoas [...]". A campanha é uma criação de Elias Carmo e Kiko Matoso, com direção de Rodrigues e Keving Zung.


De cara nova

A remodelação da logomarca do SBT também obedeceu aos mesmos critérios de traduzir a essência da empresa de comunicação. O lançamento foi feito durante o Encontro de Rede, em 18 de julho, em Salvador (BA). Na ocasião, executivos das emissoras afiliadas e regionais conheceram em primeira mão a novidade. “O desafio do SBT, apesar de estar no coração de todos os brasileiros, é também mostrar consistência para o mercado, para os anunciantes. A gente não podia trazer um logotipo completamente deslocado da história da emissora”, justificou Rodrigues.


A inspiração para as mudanças veio do conceito de flat design, em que o minimalismo e a exploração de cores sólidas já são os carros-chefe de grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple. Os excessos são deixados de lado em detrimento da simplicidade. “A gente saiu de uma linguagem cheia de efeitos para uma linguagem mais simples. Apenas pegamos o logotipo antigo e o adequamos a essa linguagem que o SBT já carrega de inovação”, diz Rodrigues sobre o oitavo logo da história da empresa.


No novo logo, os brilhos e os volumes em 3D saem de cena, dando espaço a uma composição 2D, que sobrepõe várias elipses coloridas, simbolizando a agilidade e o constante processo de evolução da emissora. “Adotamos um aspecto mais clean, mas com a mesma fonte de letra criada por nós. É uma evolução do logo anterior”, explica Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico do SBT.


Consistência e planejamento

As mudanças no SBT não ficaram restritas à nova identidade visual. Em julho deste ano, a emissora retomou a vice-li- derança de audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT) e em São Paulo no horário nobre (das 6h à meia-noite), segundo informações do Ibope. De janeiro a julho, por exemplo, o SBT cresceu 14% na média diária. Marcou 3,8 pontos no primeiro mês do ano e subiu para 4,3 em julho.


“A gente continua com nossos pilares ligados à informação, entretenimento e família. Estamos contentes porque voltamos à vice-liderança e estamos com um conteúdo muito melhor que nosso concorrente mais próximo, isso nos deixa mais feliz”, destaca Glen Valente, diretor de marketing e comercial do SBT.



Para o executivo, o resultado representa o amadurecimento da empresa de comunicação. “Um dos nossos maiores desafios é mostrar consistência e planejamento ao mercado, e a gente tem demonstrado isso nos últimos anos. Já anunciamos qual vai ser a próxima novela do SBT com quase um ano de antecedência. Isso mostra que estamos não só nos consolidando, mas estamos organizados e alinhados em todas as áreas”.


Além de “Cúmplices de um resgate”, novela que substituirá “Chiquititas” em 2015, a emissora anunciou também seus destaques para o segundo semestre, entre eles, a versão brasileira do reality show “Your Face Sounds Familiar”, que ganhará o nome de “Esse Artista Sou Eu”, e o reality “Festival sertanejo”. No jornalismo, a cobertura das eleições, com debate com os candidatos para governador e presidente.