"SBT Brasil" não conquista boa audiência
"SBT Brasil" não conquista boa audiência
O SBT tentou mudar, nesta década, sua imagem e se afastou das raízes populares. A emissora não renovou o contrato com a Televisa, cortou as exibições das novelas mexicanas, minimizou a importância dos comunicadores e diminuiu, drasticamente, os programas de auditório na programação. Silvio Santos voltou a apostar no jornalismo. Contratou duas grifes do telejornalismo brasileiro, Ana Paula Padrão (que já migrou para a concorrente Rede Record) e Carlos Nascimento, comandante do "SBT Brasil", às 21 horas, e do "Jornal do SBT Noite" nas madrugadas.
A estratégia equivocada de se afastar da linguagem mais popular trouxe perda acentuada de audiência. Neste mesmo momento, a Record surgiu com uma boa proposta e forte poderio financeiro. O SBT perdeu a vice-liderança. Somente agora, a emissora de Silvio Santos ressuscitou o perfil popular que marca o canal. Christina Rocha e Ratinho alavancaram a combalida grade vespertina. Depois, "Eu, a Patroa e as Crianças" segura os índices. Depois do "SBT Show", aparece o "SBT Brasil", de Carlos Nascimento.
O telejornal do horário nobre do SBT alcança baixa repercussão entre os telespectadores. O noticiário, normalmente, atinge médias entre 3 a 5 pontos. Em muitas ocasiões, chega a ficar na quarta colocação e fica atrás do interessante "RedeTVNews", telejornal da RedeTV! que consegue passar mais notícias de todo o Brasil e não apenas do eixo Rio-São Paulo.
A grife Carlos Nascimento somente traz uma boa imagem para o telejornal. Desta forma, o "SBT Brasil" tem condições de conquistar mais anunciantes. Nascimento ainda é sinônimo de credibilidade, mesmo em um telejornal que não se destaca na TV brasileira. O noticiário não possui uma identidade que o distingue dos concorrentes. "Jornal Nacional" e "Jornal da Record" transmitem, anteriormente, as mesmas notícias de um modo semelhante. "SBT Brasil" apenas funciona para aguardar o final de "Caminho das Índias".
Por isso mesmo, o telejornal entrega, atualmente, baixos índices para "Vende-se Um Véu de Noiva". O efeito cascata ocorre por baixo. O SBT deveria repensar o horário de exibição e reavaliar a linha editorial. Apenas colocar um âncora experiente no comando da atração jornalística não funciona.






