Sarney divulga sua biografia em blog oficial do Senado

Sarney divulga sua biografia em blog oficial do Senado

Atualizado em 23/03/2011 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), usou o blog oficial da instituição para divulgar a sua biografia de autoria da jornalista Regina Echeverria, lançada nesta terça-feira (22), em Brasília, informa o site do jornal Folha de S.Paulo.
Sarney postou um vídeo de pouco mais de um minuto, o senador fala de dois trechos da publicação "Sarney - A Biografia" - um deles relacionado ao escândalo dos "atos secretos" que atingiu o Senado em 2009.
O Senado justificou o uso do blog para a divulgação da biografia ao afirmar que ele não tem relação direta com o site principal da instituição --embora a página oficial da Casa tenha um link com a chamada do blog.
Segundo assessores de Sarney, o peemedebista vai fazer uso do blog quando "achar necessário", como já fez em outros cinco vídeos postados na página.
"Sarney - A Biografia"
Segundo noticia o jornal O Estado de S.Paulo , diversos momentos "obscuros" da carreira política de Sarney foram maquiados em sua biografia. Segundo o jornal, há erros de informação e omissão de dados sobre a crise do Senado em 2009 e os "Atos secretos" com os quais esteve envolvido.
A biografia de autoria da jornalista Regina Echeverria aborda o escândalo sob a ótica do parlamentar,que se diz vítima de "perseguição política". Dentre as omissões de dados, a obra comenta a contratação da Fundação Getúlio Vargas para uma reforma administrativa do Senado, mas não fala sobre o valor pago - R$ 500 mil por dois anos - e que a reforma nunca saiu do papel. A biografia também comenta a decisão de Sarney de anular os "atos secretos", sem citar depois que a diretoria-geral revalidou esse boletins.
Ao comentar sobre a censura que já dura 600 dias ao Estado , para impedir a divulgação de informações sobre uma investigação policial sobre seu filho Fernando Sarney, o presidente do Senado diz que não apoia a decisão e "credita a ação contra o jornal aos advogados do filho".



Leia Mais