Sarney afirma que a PEC do Diploma de Jornalista será votada até o fim do ano
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (5), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comprometeu-se a colocar a Proposta de Emendas à Constituição (PEC), que reinstitui a obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão, em debate e votação até o final do ano.
Durante a sessão, o relator da PEC, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), defendeu o diploma. "É uma emenda constitucional muito importante. Mas nós queríamos ter o direito de discuti-la no plenário do Senado. É uma questão de justiça. Todos os líderes já assinaram o pedido de que ela venha à discussão. Eu queria ter o direito de que ela entrasse na ordem do dia para que a gente pudesse discuti-la", declarou.
Sarney afirmou que a reforma política atrasou a possibilidade de colocar a PEC dos jornalistas em votação, mas que ela será incluída na pauta normal dos trabalhos do Senado.
"Eu só queria que ela entrasse na ordem do dia para que a gente vencesse essa etapa do debate, da discussão, porque eu sei, evidentemente, que nós não vamos colocar uma emenda para perder. Nós só vamos colocá-la para votar, que é a última sessão que permite a votação, com o sentido de criar um clima favorável. Mas eu queria que a gente pudesse colocá-la nessa meta de podermos vencer a etapa de debate", completou Inácio Arruda.
O requerimento foi apresentado, com pedido de prioridade ao Senado. Sarney afirmou que irá marcar a dispensa de leitura e votação continuada para o mesmo dia.
Leia mais






