Sarkozy denuncia ex-conselheiro por divulgar conversas privadas na imprensa
Nesta quinta-feira (6/3), o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, e sua esposa, Carla Bruni, anunciaram que devem processar Patrick Buisson, ex-assessor de comunicação, por divulgação de conversas privadas do casal na imprensa.
Atualizado em 06/03/2014 às 16:03, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Patrick Buisson é acusado de ceder à imprensa conversas privadas de Sarkozy e Carla Bruni
Segundo EFE, os advogados do ex-presidente afirmam que "a proteção do sigilo das conversas privadas é uma das bases de uma sociedade democrática". Questionado sobre as acusações, Buisson, considerado antigo jornalista ultraconservador e guru da comunicação, confirmou ser o autor das gravações, porém declarou não ter divulgado.
O ex-conselheiro diz ter gravado as conversas como método de trabalho para evitar tomar notas. No entanto, revela que nunca as nunca apagou e elas terminaram na imprensa porque foram roubadas. Em entrevista ao canal BFM TV, o advogado de Buisson ressaltou que apresentará denúncia por roubo para esclarecer "quem está por trás de tudo isto".
A denúncia formal ocorre após o jornal semanal Le canard enchaîné e o site Atlantico publicarem trechos de cinco conversas que gravadas em 2011. Em uma delas Sarkozy brinca sobre dinheiro e patrimônio com sua esposa e em outra opina com seus colaboradores sobre alguns ministros e a imprensa.





