Sarkozy anuncia criação da France Monde, concorrente da CNN e da Al Jazeera

Sarkozy anuncia criação da France Monde, concorrente da CNN e da Al Jazeera

Atualizado em 09/01/2008 às 11:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou, em sua primeira entrevista desde que se elegeu em maio de 2007, que os canais públicos de televisão se fecharão à publicidade, financiando-se com impostos sobre a publicidade contratada pelos canais privados. Após o anúncio, as ações da TF1, canal privatizado em 1987, subiram 11% na Bolsa de Paris.

Sarkozy aproveitou a ocasião para anunciar a criação da France Monde, canal para concorrer com a CNN e a Al Jazeera e que surgiria da fusão das atuais emissoras públicas externas France 24, TV5 e Radio France Internationale.

O presidente francês afirmou, ainda, que "fará todo possível para o ingresso no G8 (grupo dos países mais industrializados do mundo) do Brasil, México, África do Sul e índia. Sarkozy comentou, também, que seu desejo é que se tornem membros permanentes do Conselho de Segurança Japão, Brasil, Índia e um país que represente o continente africano.

O presidente encerrou seu discurso comentando a questão da imigração na Europa. Sarkozy disse que a Espanha e a Itália querem se associar ao seu governo para a expulsão conjunta de imigrantes ilegais.