Saramago deixa hospital e volta a escrever novo romance
Saramago deixa hospital e volta a escrever novo romance
O escritor português José Saramago deixou, nesta quarta-feira (23), o hospital particular onde estava internado na cidade espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. No dia 16 de novembro, o escritor de 85 anos se internou de forma voluntária, após um diagnóstico de broncopneumonia, resultado de uma gripe mal curada.
Segundo informa a Efe, Violante Saramago Matos, filha do escritor, declarou a uma rádio portuguesa que o estado de saúde do pai "melhorou consideravelmente", que ele já consegue caminhar com a ajuda de uma bengala e voltou a escrever seu próximo romance, intitulado "A Viagem do Elefante". Ainda segundo Violante, sessões de fisioterapia têm tido "um efeito excelente" e seu pai conserva "um estado de confiança e de força extraordinários".
Saramago é o único autor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel, em 1998, com o livro "Ensaio sobre a cegueira". Membro do Partido Comunista Português, foi diretor do jornal Diário de Notícias e tem entre seus livros títulos como "Memorial do convento" (1982), "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991) e "Ensaio sobre a lucidez" (2004).
"Ensaio sobre a cegueira" ganhou versão para o cinema dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. "Blindness", filmado entre Uruguai e São Paulo em outubro de 2007, deve estrear ainda este ano.
No dia 23 de abril, a exposição "A consistência dos sonhos", dedicada à obra de Saramago, será inaugurada na galeria portuguesa Rei Dom Luís, em Lisboa. Um espaço de mil metros quadrados abrigará originais do escritor, o diploma do prêmio Nobel e objetos pessoais.
As informações são da Agência EFE.
Foto: Divulgação
Leia mais:






