"Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa", diz Lula
"Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa", diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira (18) uma nota em que lamenta a morte do escritor português José Saramago, segundo a Folha.com. O escritor morreu, aos 87 anos, em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Apresentava complicações de saúde há mais de um ano, mas seu estado era considerado estável.
"Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma", disse o presidente.
Lula afirmou ainda que o escritor contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa e que se solidariza, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre.
Nota de pesar do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela morte do escritor José Saramago:
"José Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa. De origem humilde, tornou-se autodidata e se projetou como um dos maiores nomes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Camões, distinção máxima conferida a escritores de língua portuguesa, e o Prêmio Nobel de Literatura. Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma. Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida. Neste momento de dor, quero me solidarizar, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil"
Leia mais
-
-
-
-






