Santos Cruz participa do Congresso da Abraji no lugar do vice Mourão

Mudança foi anunciada poucos dias após o ministro da justiça Sergio Moro também cancelar sua participação no evento

Atualizado em 24/06/2019 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Após o ministro da justiça Sergio Moro cancelar sua participação no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) anunciou nova mudança envolvendo a participação de integrantes do primeiro escalão do governo Bolsonaro no evento, que acontece de 27 a 29 de junho, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
O vice-presidente Hamilton Mourão, que seria entrevistado no dia 27, também cancelou sua participação. Em seu lugar, a Abraji anunciou o general da reserva Santos Cruz, que esteve à frente da Secretaria de Governo da Presidência da República até 14 de junho último. Ele será entrevistado por Julia Duailibi, comentarista de política e economia da GloboNews, e por Daniel Bramatti, presidente da Abraji e editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica. A entrevista começa às 9 da manhã. Ao final a plateia poderá fazer perguntas.
Crédito:Agência EBC
Santos Cruz enfrentou embates com a ala do governo que segue o ideólogo Olavo de Carvalho. Entre as discordâncias, destaque para as que envolveram recente campanha de publicidade do Banco do Brasil voltada ao tema diversidade. Por determinação do Planalto, o comercial foi tirado do ar sob a justificativa de “respeito à família". Santos Cruz se opôs à decisão de Bolsonaro e afirmou que a Secom não poderia interferir na publicidade de estatais.
Sergio Moro, por sua vez, cancelou sua participação no evento após a Abraji emitir nota de repúdio a suas declarações acerca das reportagens publicadas pelo Intercept no caso das mensagens vazadas da Lava Jato. Moro chamou o Intercept de "site aliado a hackers criminosos". Em nota, a Abraji afirmou que "Moro erra ao insinuar que um veículo é cúmplice de crime ao divulgar informações de interesse público".