Santander levará 8.000 universitários ao teatro com o projeto Palco & Platéia
Santander levará 8.000 universitários ao teatro com o projeto Palco & Platéia
Com os objetivos de estimular o interesse dos universitários pelas artes cênicas, facilitar o acesso ao teatro e contribuir para a formação acadêmica, o Santander patrocina o projeto Palco & Platéia, que começa em junho, no Teatro Aliança Francesa. Pela iniciativa, cerca de 8.000 estudantes de universidades públicas e privadas da capital paulista serão convidados para assistir aos espetáculos do teatro, com ingressos e transporte gratuitos, até o fim deste ano.
Homo Demiens, Me Inclua Fora Disso e O Natimorto serão os primeiros espetáculos apresentados nos próximos dois meses. Nesta primeira fase, participarão estudantes da Universidade de São Paulo - USP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Cásper Líbero, Mackenzie, Belas Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. A seleção de estudantes será feita pelas instituições de ensino.
De acordo Sílvia Balbo Messias, gerente de Relações Institucionais do Santander, o Palco & Platéia complementa outro projeto apoiado pelo Banco há quatro anos, o Teatro nas Universidades, idealizado e coordenado pelo casal de atores Nicette Bruno e Paulo Goulart. A primeira iniciativa foi motivada pelos resultados da pesquisa "Perfil da Juventude Brasileira", realizada pelo Instituto Cidadania em 2003, que revelaram 62% dos jovens nunca haviam ido ao teatro. No ranking de opções preferidas para o lazer, o teatro aparecia em último lugar, tendo sido lembrado por somente 5% dos entrevistados.
"Desde 2004, com o Teatro nas Universidades, levamos 200 apresentações 70 mil estudantes e professores, envolvendo 73 instituições. Agora, com Palco & Platéia, vamos trilhar o caminho inverso, levando milhares de universitários ao teatro. Esses projetos fazem parte das ações mundiais do Santander em apoio à educação nas comunidades onde atua, além de promoverem a difusão cultural", afirma Sílvia.
Para Marília Toledo, criadora e realizadora de Palco & Platéia, a formação de platéia é hoje uma das principais preocupações dos profissionais das Artes Cênicas. Portanto, o projeto foi criado com o propósito de reaproximar o público jovem das salas de teatro. "Levando os universitários para o Teatro Aliança Francesa, conseguiremos mostrar que teatro pode ser um programa instrutivo e divertido", diz.
Apoio à produção teatral
O Santander também apóia as produções teatrais por meio de patrocínios. Atualmente, duas peças apoiadas pelo Banco estão em cartaz em São Paulo: Virgolino e Maria - Auto de Angicos, com Marcos Palmeira e Adriana Esteves, dirigida por Amir Haddad, e Toc Toc, com elenco encabeçado por Márcia Cabrita, com direção de Alexandre Reinecke.
No segundo semestre, Doce Deleite, dirigida por Marília Pêra, também estreará com patrocínio do Banco. Será a 12ª peça patrocinada pelo Santander desde 2001.
*Com informações da assessoria de imprensa
Mais informações
Lide Comunicações
Heloísa Ribeiro / Otávio Almeida / Marco Dabus
(11) 6011.1612 / 6011.1615 / 6011- 1617
/ /
Douglas Danyi
Lide Soluções Integradas em Comunicação
Tel.: 55 11 2711.1623






