Saiba tudo que rolou nos bastidores da festa do SBT

Saiba tudo que rolou nos bastidores da festa do SBT

Atualizado em 16/08/2005 às 17:08, por Pedro Venceslau e Lina Garrido.

Por
Fotos: Beto Lima e Lina Garrido


Ana Paula, seu marido Walter Mundell e o Senador Eduardo Suplicy fazem pose com os fotógrafos.

Só o presidente Lula e o empresário Silvio Santos não deram o ar da graça na festa de estréia do "SBT Brasil", o badalado telejornal de Ana Paula Padrão. O primeiro não apareceu, mas tratou de gravar um depoimento saudando a novidade. O segundo preferiu ficar em casa para não roubar a cena. Afinal, a noite foi de Ana Paula, que chegou de helicóptero e foi recebida por uma multidão de repórteres. Passaram pela festa, no Museu da Casa Brasileira, os presidentes do Senado e da Câmara, parlamentares da situação e da oposição, jornalistas e artistas de emissoras concorrentes, atletas, empresários e dirigentes - Paulo Skaff à frente, humoristas, líderes religiosos, cineastas. Mais de 100 jornalistas, boa parte deles da editoria de política, se cadastraram para cobrir o evento. Eufórico, Luiz Gonzaga Mineiro foi logo tratando de contar a boa nova. "Tivemos média de 9, com picos de 12 pontos no Ibope". Isso significa que Ana Paula deu uma goleada em seu concorrente direto, o "Jornal da Band", com Carlos Nascimento, que teve média de 4, com picos de 5 pontos, aferidos pelo sistema Real Time ". Apesar do bom desempenho, Mineiro preferiu não alfinetar a Band. Só não poupou petardos para a Globo: "Eles estão incomodados conosco. A Globo mudou sua programação por causa da Ana Paula. Reduziram o tempo do seriado "Malhação" e puxaram a novela para mais cedo".


Lobão, ao lado de Mariana Weickert e Marcelo Tas

Lobão

O cantor Lobão chegou acompanhado de Marcelo Tas e Mariana Weickert, seus colegas de bancada do programa "Saca Rolha", do Canal 21. Ele chegou tarde mas foi um dos últimos a ir embora da festa. No final, depois de dar um abraço apertado em Ana Paula, engatou uma conversa animada com o diretor de jornalismo do SBT, Luiz Gonzaga Mineiro. Para IMPRENSA, Lobão abriu o jogo sobre seu novo vício. "CPI é a droga do momento. Estou viciado em TV Senado. É um mantra. Você dorme, acorda, dorme de novo e a CPI continua lá"

Mônica Waldvogel

Mônica anda meio saudosista nestes tempos de CPI. "Sinto saudade da cobertura em Brasília, daquela adrenalina. Quando vejo o noticiário, me lembro até do cheiro de tapete verde do Congresso". Saudade à parte, Mônica conta que está realizada com seus dois programas - "Saia Justa", no GNT, e "Dois Contra Um" . "Tenho dois programas semanais, mas tenho tempo para minha vida pessoal. Estou vivendo a vida que eu sempre quis".

Severino Calvalcanti

Uma das celebridades políticas mais assediadas da noite foi o Presidente da Câmara, que evitou falar sobre a crise do governo, embora questionado o tempo todo se estaria preparado para assumir o lugar do companheiro Lula. Declarou que o "SBT Brasil" já deveria ter estreado antes, pois "vai equilibrar mais o noticiário e contribuir de forma mais clara com a informação".

Cacá Rosset

Prestigiando o novo jornal da emissora em que trabalha, Rosset estava de melhor humor do que o de costume e, ao invés de fortes críticas, como sempre faz, esbanjou elogios ao "SBT Brasil". "A linguagem é ágil e dinâmica, diferente dos outros jornais que parecem pizza requentada no microondas. É gostosa, mas é requentada", disse. Comentou ainda que o novo telejornal resgata a vivacidade do jornalismo e valoriza os profissionais da área. "Faz com que pessoas competentes sejam disputadas, melhorando o nível do jornalismo atual", segundo Rosset.

Marcos Cripa

Professor da PUC-SP e sub-chefe de jornalismo do novo telejornal, Cripa jura de pé junto que não é preocupação nem da emissora, nem da equipe, números no IBOPE que consolidem o SBT numa 2ª ou 1ª posição. "Nossa preocupação é de fazer um bom jornal, com qualidade. Temos liberdade editorial completa, escrita inclusive no contrato de Ana Paula (Padrão)", esclareceu. Cripa conta ainda que no departamento de jornalismo do SBT não existem monitores que acompanham a audiência minuto a minuto, como acontecia com o "Jornal da Record" sob o comando de Mineiro. De acordo com ele, a equipe de jornalismo quer padronizar as emissoras filiadas ao SBT espalhadas por todo o Brasil para que se possa fazer um bom trabalho, estendendo essa qualidade inclusive para outros programas jornalísticos que a emissora venha a ter.

Galeria de Fotos


Senador Eduardo Suplicy foi um dos primeiros a chegar na festa. E um dos últimos a sair.


Ana Paula, entre o marido Walter Mundell e Mineiro.


Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa, conversa com Senador Renan Calheiros, presidente do Senado.


Mônica Waldvogel e Renan Calheiros conversaram longamente durante a festa.


Pedro Venceslau, editor-executivo da revista IMPRENSA, ao lado de Marcelo Tas, Mineiro e Lobão.


Ana Paula chegou de helicóptero e foi cercada por uma multidão de repórteres.


Sinval de Itacarambi Leão cumprimenta Ana Paula.