Saiba qual foi a única reportagem brasileira contemplada na edição 2023 do Prêmio Gabo

A Repórter Brasil foi o único veículo de notícias da imprensa brasileira contemplado na edição 2023 do Prêmio Gabo. Criado pela fundação queleva o nome do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, o prêmio é considerado um dos mais importantes do jornalismo latino-americano.

Atualizado em 07/07/2023 às 12:07, por Redação Portal IMPRENSA.



Dentre os quase 2.000 trabalhos inscritos este ano, havia também produções da Espanha e de Portugal. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 30 de junho, na cidade de Bogotá, Colômbia.
A Repórter Brasil levou a categoria Cobertura com a investigação multimídia Nome aos Bois. A reportagem traça um perfil dos principais pecuaristas envolvidos em irregularidades sociais e ambientais do Brasil. Crédito: Reprodução Repórter Brasil Investigação jornalística traça panorama das irregularidades cometidas por grandes pecuaristas brasileiros
Daniel Dantas

O levantamento relacionou os dez maiores criadores de bois do país. Ao todos eles receberam R$ 639 milhões em multas ambientais, tiveram 163 trabalhadores resgatados de condições semelhantes às de escravos, além de somarem 1.400 km² de áreas embargadas pelo governo por desmatamento ilegal.
Dentre os personagens destacados no trabalho jornalísitico está o banqueiro Daniel Dantas, Controlador do Opportunity, ele ficou nacionalmente conhecido em 2008, quado foi preso por suspeita de lavagem de dinheiro, tentativa de suborno e evasão de divisas.

Segundo a investigação da Repórter Brasil, o Oportunity está envolvido com grandes criações de gado no Brasil, incluindo as da AgroSB e de fazendas da família Quagliato, no interior do Pará, onde foram encontrados 85 trabalhadores em situação de trabalho escravo. A Repórter Brasil revelou que em 2016 o caso foi levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos, medida judicial que resultou na condenação do Estado brasileiro.
O prêmio foi recebido pela repórter Marina Rossi e por Ana Magalhães, editora do especial. Também participaram da produção André Campos (consultoria), Álvaro Justen (tratamento de dados), Mauricio Monteiro Filho (direção e roteiro do vídeo), Marcio Taú (animação), Gustavo Monteiro (desenho e edição de som), Diego Junqueira (revisão), Gisele Lobato (revisão), Ana Aranha (revisão), Daniel Camargos (revisão), Joyce Cardoso (pesquisa de imagens), Tamyres Matos (redes sociais), Bruno Ventura (design), Flávio Vivório (design), Mario Medina (programação) e Andressa Liebermann (ilustração).
Este é o segundo Prêmio Gabo recebido pela Repórter Brasil. Em 2017, o veículo levou a categoria Imagem com o documentário Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica, que aborda os impactos da construção da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, e está disponível na plataforma de streaming Globoplay.