"Saber que o exercício da minha função faz diferença e perceber carinho, reconhecimento e respeito dos meus alunos é motivo de eterna gratidão", diz bicampeã

Duas vezes vencedora no Professor IMPRENSA, a educadora Safira Geovanna Sousa Rabêlo, da Faculdade Estácio de São Luís (MA), tem plena consciência de seu papel na formação das próximas gerações de comunicadores.

Atualizado em 14/01/2019 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

IMPRENSA, a educadora , da Faculdade Estácio de São Luís (MA), tem plena consciência de seu papel na formação das próximas gerações de comunicadores. Premiada na categoria pela região Nordeste em 2018, na , ela já havia vencido como Orientadora de TCC, além de também ter sido finalista nessa mesma categoria em 2018. Crédito:Arquivo pessoal
"Ser vencedora, pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Professor Imprensa, representa muita honra, orgulho e gratidão! Só o fato de concorrer já é motivo de orgulho e alegria, pois o Prêmio Professor Imprensa é referência em nível mundial quando reconhece os melhores profissionais de comunicação a nível nacional. Saber que o exercício da minha função enquanto docente faz a diferença, que eu realmente educo para transformar, e perceber todo esse carinho, reconhecimento e respeito dos meus alunos é motivo de eterna gratidão!", agradeceu Safira.

Na tarefa de contribuir para a formação de seus alunos, a educadora destaca a ética profissional como pilar primordial desse processo. "Um verdadeiro comunicador não pode deixar de lado o seu código de ética e conduta, devendo sempre ter como base o contato, o diálogo, a ação e o efeito de comunicar regido pelos princípios éticos e morais. Ele precisa ter habilidades e competências com ênfase no senso crítico, reflexivo e argumentador, sendo capaz de ouvir e respeitar ao próximo!."

A busca constante pelo conhecimento e a atenção ao mundo que o rodeia também são fundamentais para o exercício profissional, ressalta Safira. "Um bom comunicador deve ser antenado, informado com tudo o que está acontecendo ao seu redor, ser conhecedor das novas tendências mercadológicas, ter conhecimento enciclopédico o mais vasto possível e bom hábito de leitura. Nunca deve ter uma atitude condescendente e sim saber respeitar a inteligência do seu público. Deve ser um profissional com uso de linguagem clara, objetiva, envolvente e interativa", complementou.


Sobre o projeto

Promovido pelo Portal IMPRENSA, o projeto está em sua 4ª edição e reconhece os professores que constroem o futuro da comunicação no Brasil por meio de seus alunos.

O Professor IMPRENSA é o único título que o docente de comunicação recebe que leva em conta o relacionamento, a confiança e parceria no processo de aprendizagem profissional. Apontamos nesta homenagem a diferença que o professor faz na vida acadêmica e profissional dos estudantes.

Esta edição conta com o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, e da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

No site , conheça os vencedores desta edição e confira os depoimentos dos professores indicados comentando os principais desafios que identificaram como docente no curso de comunicação, e as oportunidades junto aos alunos.