Ruy Castro lê manifesto contra a censura de biografias na Bienal do RJ
No último sábado (7/9), a Bienal do Livro Rio debateu as dificuldades para se publicar uma biografia no país. A conferência ocorreu no Placar Literário, espaço reservado para discussões sobre literatura e futebol.
De acordo com a Folha de S.Paulo , o debate "A Vida Proibida do Craque", com o jornalista Ruy Castro, autor da biografia de Garrincha e o deputado estadual Alessandro Molon (PT), mediado pelo biógrafo Paulo César de Araújo, começou com a leitura de um "Manifesto dos Intelectuais Brasileiros contra a Censura a Biografias".
Assinado por 47 nomes, o texto é uma resposta à suspensão, ocorrida em abril no Congresso, da tramitação do projeto de lei que libera a publicação de biografias sem autorização dos retratados.
"A ninguém é dado impedir a livre expressão intelectual ou artística de outro, garantia consagrada na Constituição democrática de 1988, que baniu definitivamente a censura entre nós. Por isso, não faz sentido exigir o consentimento prévio da personalidade cuja trajetória um autor ou historiador pretende relatar", diz o manifesto, pontuando que "o Brasil é a única grande democracia na qual a publicação de biografias de personalidades públicas depende de prévia autorização do biografado".
Ruy Castro comentou ainda as dificuldades que enfrentou após concluir sua biografia sobre Garrincha, nos anos 1990. "Passei três anos conversando com familiares, e, na véspera de o livro sair, o 'Fantástico' fez uma reportagem sobre ele. No dia seguinte pela manhã, apareceu um advogado dizendo que a biografia era caluniosa e pedindo R$ 1 milhão. Se a editora pagasse R$ 1 milhão, os herdeiros esqueceriam qualquer calúnia", revelou.
O deputado Alessandro Molon incentivou as pessoas presentes a se manifestarem, mandando mensagens para deputados. "O risco é só publicarem no Brasil biografias cor de rosa, em que o biografado esteja plenamente satisfeito com o que esteja escrito, de forma que não saberemos as histórias reais", concluiu.
Leia também
-
-
-





