Russos homenageiam jornalista no dia em que faria 50 anos

Russos homenageiam jornalista no dia em que faria 50 anos

Atualizado em 01/09/2008 às 08:09, por Redação Portal IMPENSA.

No último sábado (30), cerca de 150 pessoas se reuniram no centro de Moscou para homenagear a jornalista Ana Politkovskaya, assassinada a tiros em 7 de outubro de 2006, na porta de casa, e que na data em questão completaria 50 anos, informou a agência de notícias Efe.

A manifestação, realizada na praça Triumfalnaya, junto ao monumento do poeta Vladimir Mayakovski, teve a participação das principais organizações pró-direitos humanos e da oposição.

A pessoas que quiseram participar da reunião pública tiveram que passar por medidas de segurança como detector de metais; além disso, o acesso ao local foi fechado por cercas metálicas, enquanto nos arredores circulavam patrulhas adicionais das forças de segurança.

"Em 30 de agosto, Ana Politkóvskaya teria completado 50 anos. Queremos lembrar que foi uma excelente jornalista e desempenhou um papel essencial na vida social do país", disse Lev Ponomariov, líder do movimento "Pelos direitos humanos" e um dos organizadores do ato.

Durante a manifestação, realizada com a autorização das autoridades de Moscou, não foi registrado nenhum incidente, segundo as agências russas.

Leia mais