Rússia pode aceitar pedido de prorrogação de asilo do ex-analista Edward Snowden

Pedido de prorrogação de asilo do ex-analista de segurança à Rússia poderá ser atendido em uma semana, segundo uma fonte de migração russa.

Atualizado em 11/07/2014 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A solicitação de prorrogação do asilo do ex-analista de segurança norte-americano, Edward Snowden, poderá ser atendida dentro de uma semana pelo governo russo. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Pública do serviço de migração, Vladimir Volokh.
Crédito:Reprodução Ex-analista deve seguir asilado na Rússia
Em entrevista à agência de notícias Interfax, ele disse que o pedido poderá ser analisado e ressalta a necessidade de urgência do caso, uma vez que o asilo temporário de Snowden expira em agosto. "A vida de Snowden continua em perigo e o Serviço Federal de Migração tem todas as bases para ampliar seu status", disse Volokh.
Segundo a AFP, o advogado Anatoli Kucherena, que representa Snowden na Rússia, anunciou na última quarta-feira (9/7) que apresentou um pedido formal de prorrogação do asilo de seu cliente. No entanto, ele não informou por quanto tempo o ex-analista deseja ampliar a estadia no país.

Em 2013, ele revelou uma rede global de espionagem dos Estados Unidos e obteve a ajuda de Kucherena para obter asilo político temporário na Rússia.